Hoje nas notícias: Taxas aeroportuárias, hospitais e OE2023

  • ECO
  • 4 Outubro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A gestora dos aeroportos nacionais propõe aumentar as taxas para 2023, em média, 10,81%. Mudar lâmpadas ou reduzir a iluminação exterior são algumas das estratégias usadas pelos hospitais do SNS para baixar os consumos de energia e, consequentemente, as faturas da luz e gás. Conheça estas e outras notícias em destaque esta terça-feira.

Inflação vai subir taxas da ANA em quase 11% no próximo ano

A ANA – Aeroportos de Portugal quer aumentar as taxas reguladas nos aeroportos nacionais numa média de 10,81% a partir de 1 de fevereiro de 2023. De acordo com a empresa detida pelo grupo francês Vinci, esta subida das taxas aeroportuárias segue quer o novo modelo previsto no contrato de concessão com o Estado, quer o aumento genérico da inflação. As taxas propostas, que têm ainda de ser aprovadas pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), são de 35 cêntimos nos Açores, 79 cêntimos na Madeira, 81 cêntimos no Porto, 80 cêntimos em Faro e 1,53 euros em Lisboa.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Hospitais travam consumos para tentar baixar custos com energia

Os hospitais do Serviço Nacional de Saúde estão a ver disparar as faturas de eletricidade e gás, tendo em conta que funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano. Entre as estratégias destes centros hospitalares para tentar poupar energia e reduzir os custos com consumos, há medidas como mudar lâmpadas, reduzir a iluminação exterior, desligar computadores e equipamentos médicos, instalar painéis solares para aquecer a água e tentar poupar na climatização.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)

Porto quer suspender novos alojamentos

Num movimento já verificado em Lisboa, também o Porto quer suspender novos alojamentos. A Câmara propôs à Assembleia Municipal que a medida se aplicasse durante seis meses no centro histórico e no Bonfim. Pela capital, foi aprovado o prolongamento da suspensão de novos registos de alojamento local em 11 freguesias.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível)

BE quer mais apoios à habitação, PS aguarda por OE para revelar propostas

O Parlamento vai debater e votar cinco projetos do Bloco de Esquerda (BE) de resposta à escalada dos preços das casas, mas não é ainda claro qual será a posição do PS. O partido prefere apresentar propostas no Orçamento do Estado, entregue no dia 10 deste mês na Assembleia da República. Os socialistas salientam também que há “um conjunto de restrições até a nível europeu” para medidas de resposta e apoio à crise na habitação.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Foram abafados casos de abusos sexuais na igreja

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa assumiu que foram abafados casos de abusos sexuais de menores na Igreja Católica. Dom José Ornelas garantiu que os padres visados “serão excluídos do ministério da igreja se são condenados por pedofilia”. Questionado sobre as suspeitas que envolveram o bispo timorense Dom Ximenes Belo, o responsável disse apenas ter tido conhecimento “nestes dias” e “com uma grande tristeza”.

Leia a notícia completa na TSF (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Taxas aeroportuárias, hospitais e OE2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião