5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que o Banco de Portugal apresenta o boletim económico, o Banco Central Europeu divulga as atas da última reunião de política monetária.  Conselho de Governadores discute liderança do MEE.

O Banco de Portugal divulga o boletim económico de outubro, com uma primeira análise detalhada da evolução da economia em 2022, enquanto o Eurostat passa a “pente fino” a evolução das vendas a retalho na UE. BCE divulga as atas da última reunião de política monetária. O Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade vai reunir-se para discutir a sucessão do alemão Klaus Regling.

Boletim económico do Banco de Portugal

O Banco de Portugal vai apresentar esta manhã o boletim económico com uma análise detalhada sobre a evolução da economia no ano corrente, incluindo uma projeção macroeconómica para o ano em curso. Nas últimas projeções, divulgadas em junho, a entidade liderada por Mário Centeno reviu em alta a previsão para o crescimento da economia portuguesa este ano de 4,9% para 6,3%. Também a taxa de inflação foi revista em alta de 4% para 5,9% em 2022.

Segundo dia de greve dos Oficiais de Justiça

Acontece esta quinta-feira o segundo dia de greve dos Oficiais de Justiça, depois de uma primeira paralisação na passada terça-feira. Estes profissionais reivindicam, entre outros, o preenchimento integral dos lugares vagos, a inclusão no vencimento do suplemento de recuperação processual e a regulamentação do acesso ao regime de pré-aposentação.

Como evolui o comércio a retalho na UE?

O Eurostat vai divulgar esta quinta-feira os dados das vendas do comércio a retalho na União Europeia (UE), referentes a agosto. Em julho, as vendas no comércio a retalho recuaram 0,9% na Zona Euro e 0,5% na UE, face a igual período de 2021.

BCE divulga atas da última reunião de política monetária

O Banco Central Europeu (BCE) vai divulgar esta quinta-feira as atas da última reunião de política monetária. Na última reunião, que terminou a 8 de setembro, a instituição liderada por Christine Lagarde decidiu aumentar as taxas de juro em 75 pontos base. Foi a primeira vez desde 1999 que o BCE optou por um aumento de juros desta dimensão.

Conselho de Governadores discute liderança do Mecanismo Europeu de Estabilidade

O Conselho de Governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) vai reunir-se esta quinta-feira para fornecer uma atualização sobre o processo de sucessão do alemão Klaus Regling, atual diretor-geral do MEE e que termina o mandato na sexta-feira. João Leão e o luxemburguês Pierre Gramegna foram retirados da corrida para liderar o fundo de resgate da Zona Euro, para “evitar um impasse e para não prejudicar a sucessão” na entidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião