5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que Fernando Medina divulga o cenário em que assenta o próximo Orçamento do Estado, há nova ronda negocial com a Função Pública e é anunciado na Noruega o novo Prémio Nobel da Paz.

Depois de várias semanas de expectativa, com o Governo a não ceder à pressão do Presidente da República para antecipar as perspetivas macroeconómicas, o Executivo socialista vai apresentar aos partidos da oposição as previsões que vão constar da proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano.

Governo apresenta cenário macro para OE2023

O Governo apresenta esta manhã aos partidos com representação parlamentar o cenário macroeconómico que servirá de base à proposta de Orçamento do Estado para 2023, diploma que dará entrada na Assembleia da República no início da próxima semana. Em reuniões consecutivas, a partir das 9h, o Executivo estará representado pela ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e pelo ministro das Finanças, Fernando Medina.

Ronda negocial com sindicatos da Função Pública

Está marcada para esta sexta-feira uma ronda negocial do Governo com os sindicatos da Função Pública. Após o Executivo socialista apresentar a proposta de aumentos para os funcionários públicos em 2023, que contempla subidas entre os 2% e os 8%, as primeiras reações do STE, da Fesap e da Frente Comum não foram muito positivas, considerando a proposta insuficiente.

Quem será o Nobel da Paz?

Quem vai vencer este ano o Prémio Nobel da Paz? O galardão, um dos mais cobiçados a nível mundial, vai ser anunciado esta sexta-feira na Noruega, às 10h (hora de Lisboa). No meio de uma guerra no continente europeu, na sequência da invasão russa, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, o crítico do Kremlin, Alexey Navalny, e a líder da oposição bielorussa Sviatlana Tsikhanouskaya são alguns dos nomes mais falados.

Conselho Europeu em Praga

Às 8h (hora de Lisboa) arranca a reunião informal dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia. No Castelo de Praga, na capital da República Checa, Portugal vai estar representado pelo primeiro-ministro, António Costa. A reunião acontece um dia depois da realização na mesma cidade da primeira reunião da Comunidade Política Europeia, uma nova plataforma que junta os 27 países da UE e 17 países do continente europeu.

FMI divulga relatório de estabilidade financeira

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai divulgar em Washington o mais recente Relatório Global de Estabilidade Financeira. Esta quinta-feira, a diretora-geral da instituição antecipou que a situação económica mundial, potenciada pelo aumento da inflação, “ainda vai piorar antes de melhorar”, reconhecendo que a invasão da Ucrânia deitou por terra as previsões da entidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião