Hoje nas notícias: eólicas, património e direita

  • ECO
  • 25 Novembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Quatro produtores de energia eólica decidiram avançar para tribunal contra o Governo por uma decisão que procede a eventuais cortes nas suas remunerações. No plano político, o Governo vai fazer uma lista de património com origem nas ex-colónias, enquanto uma sondagem da Intercampus aponta para uma aproximação das intenções de voto no PS e PSD. A marcar o dia está ainda a notícia de que a Câmara de Caminha assinou um contrato para um parecer de 19 mil euros sobre uma decisão que já foi tomada.

Eólicas avançam para tribunal contra cortes de João Galamba

Quatro produtores de energia eólica decidiram avançar para tribunal contra o Governo por uma decisão que procede a eventuais cortes nas suas remunerações. EDP Renováveis, Finerge, Generg e Ventient decidiram avançar com vários processos em separado com o objetivo de travar decisão do Executivo, que, em junho de 2021, publicou um despacho, assinado por João Galamaba, a reduzir o valor mínimo do período extra da tarifa garantida, de 74 para 66 euros/MWh.

Leia o artigo completo no Jornal Económico (acesso pago)

Fundos de investimento não perdem benefício do SIFIDE

Os investimentos em investigação e desenvolvimento (I&D) efetuados por via indireta, nomeadamente através de fundos de investimento, deverão, afinal, manter os benefícios fiscais no âmbito do Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE). A garantia foi dada na quinta-feira, no Parlamento, pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes. No início do mês, o ministro da Economia, António Costa Silva, tinha recusado essa hipótese.

Leia o artigo completo no Jornal de Negócios (acesso pago)

Governo vai fazer lista de património com origem nas ex-colónias

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, compromete-se em criar um grupo de trabalho para elaborar uma lista de património com origem nas ex-colónias. “A forma eficaz para tratar este tema é com reflexão, discrição e alguma reserva. A pior forma de tratar este tema é criar um debate público polarizado, não contem comigo para isso. É preciso um trabalho que envolva os museus e a academia de uma inventariação mais fina, e posso garantir que esse trabalho será feito”, referiu o ministro em entrevista ao Expresso.

Leia o artigo completo no Expresso (acesso pago)

Intenções de voto do PS e do PSD aproximam-se em novembro

As intenções de voto no PS e no PSD aproximou-se em novembro com a margem de diferença entre os dois partidos a ficar pelos 2,2 pontos percentuais, de acordo com uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã/CMTV e Jornal de Negócios. De acordo com esta sondagem, a direita conseguiria obter maioria parlamentar, à boleia do crescimento do Chega.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Caminha contrata parecer de 19 mil euros sobre contrato já anulado

A Câmara de Caminha assinou na segunda-feira um contrato com a sociedade de advogados Sérvulo & Associados, tendo em vista a elaboração de um parecer sobre uma matéria que já foi decidida por proposta do próprio autarca. O parecer vai custar 19.950 euros (mais IVA) e deverá ser emitido no prazo de 30 dias. Em causa está a apreciação da legalidade do contrato promessa de arrendamento do Centro de Exposições Transfronteiriço, que obrigou o município a pagar um 300 mil euros (mais IVA) ao promotor do multiúsos por adiantamento de rendas.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: eólicas, património e direita

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião