Espanha e Marrocos na Aliança das Civilizações da ONU

  • Servimedia
  • 23 Novembro 2022

Espanha e Marrocos estiveram presentes no fórum da Aliança das Civilizações das Nações Unidas. O clima de boa relação diplomática entre os dois países ficou evidente durante o evento.

O nono Fórum da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) serviu de pretexto para que Espanha e Marrocos mostrassem à comunidade internacional as suas boas relações diplomáticas. A aproximação e o clima de entendimento entre os dois países marcaram o evento, noticia a Servimedia.

A aproximação entre Espanha e Marrocos tem vindo a crescer desde que o Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, inverteu a posição histórica de Espanha no conflito entre Marrocos e a Argélia sobre o Sahara Ocidental. Em carta ao Rei Mohamed VI, Sánchez definiu a proposta de autonomia de Marrocos para o Sara como “a base mais séria, credível e realista para a resolução deste conflito”.

Desde então, não houve conflitos nas relações entre os dois países, nem mesmo após a tragédia que ocorreu no salto da vedação de Melilla no Verão passado ou com as diferenças sobre as cidades autónomas de Ceuta e Melilla.

Na 9ª edição do Fórum UNAOC, o clima de entendimento entre Marrocos e Espanha foi mantido, desta vez na presença de uma grande representação internacional. O evento foi promovido pelo antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros Miguel Ángel Moratinos, que atualmente preside à Aliança das Civilizações das Nações Unidas. A organização foi feita por José Luís Rodríguez Zapatero em 2005 e recebeu o apoio e o patrocínio da Turquia, e foi lançada em 2007 sob a égide do Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon.

Além disso, a Secretária de Estado da Cooperação Internacional, Pilar Cancela Rodríguez, participou no fórum, bem como a antiga Vice-Presidente do Governo espanhol sob Zapatero, María Teresa Fernández de la Vega, na sua qualidade de Presidente de Mujeres por África (Mulheres por África). Esta fundação mantém uma parceria com a Aliança das Civilizações, a Aliança das Mulheres pela Paz, para promover a sua ação a favor da paz e para tornar eficaz a Agenda Mulheres, Paz e Segurança, especialmente em conflitos com um contexto religioso ou cultural.

Durante o fórum, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, União Europeia e Cooperação, José Manuel Albares, realizou uma reunião privada com o seu homólogo marroquino, Naser Burita. O chefe da diplomacia espanhola também se reuniu com os ministros dos Negócios Estrangeiros da Gâmbia, Cabo Verde, Guiné Bissau, Iémen e Turquia. O evento contou com a presença de 20 ministros dos negócios estrangeiros da Europa, África e Médio Oriente, e mais de mil convidados, incluindo altos funcionários e representantes de organizações internacionais, bem como diplomatas de vários países.

Apesar da aproximação entre Espanha e Marrocos, ainda não foi fixada uma data para a Reunião de Alto Nível (HLM) entre os dois países. O ministro Albares recordou que a cimeira hispano-marroquina “não se realiza há sete anos” e que é “altamente complexa devido ao grande número de ministros envolvidos numa altura em que as agendas internacionais” estão muito cheias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha e Marrocos na Aliança das Civilizações da ONU

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião