Hoje nas notícias: baixas médicas, ANA e taxa de carbono

  • ECO
  • 28 Novembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A semana arranca com notícias do setor da aviação, com o Público a avançar que a ANA vai pagar 2,75 mil milhões ao Estado até 2063 segundo o contrato de concessão, enquanto o Jornal de Negócios noticia que as companhias aéreas já cobraram 42 milhões de taxa de carbono. Nas capas jornais estão também notícias sobre as baixas médicas, sendo que foram pedidas mais de 170 mil em outubro, sobre painéis ilegais e números de telefone portugueses à venda online. Veja as notícias que marcam as manchetes nacionais.

Mais de 170 mil pessoas pediram baixa médica em outubro

A Segurança Social pagou mais de 170 mil subsídios de doença em outubro, uma subida de cerca de 30 mil face ao período homólogo e de quase 23% em relação a setembro. A baixa médica foi atribuída a quase 100 mil mulheres e mais de 70 mil homens, de acordo com a Segurança Social, uma tendência na divisão dos casos que já se tinha verificado. Somando estes aos restantes subsídios, como doença profissional e tuberculose, o número ultrapassa as 200 mil prestações pagas.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

ANA vai pagar 2,75 mil milhões ao Estado até 2063

A ANA-Aeroportos vai pagar 2,75 mil milhões de euros ao Estado entre 2024 e 2063, ano em que termina a concessão. O montante está inscrito no Orçamento do Estado para 2023, aprovado sexta-feira, que prevê que a empresa que gere os aeroportos em Portugal pague oito milhões de euros em 2024, referente ao ano anterior, valor que vai aumentando anualmente até aos 146 milhões de euros em 2063. No contrato de concessão assinado em 2012 ficou definido que a partir do 11.º ano de privatização a ANA teria de partilhar parte da receita com o Estado.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Companhias aéreas já cobraram 42 milhões de taxa de carbono

A taxa de carbono sobre as viagens aéreas já rendeu quase 42 milhões de euros, segundo a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). Em causa está uma taxa de dois euros cobrada a cada passageiro do transporte aéreo, transferida pelas transportadoras para o regulador da aviação civil, cuja aplicação começou a 1 de julho de 2021. Do montante arrecadado, quase 40,7 milhões foram entregues pela ANAC ao Fundo Ambiental.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Painéis ilegais lesam autarquias em 10 milhões por ano

Existem cerca de 3.000 painéis ilegais espalhados pelo país, que represnetam perdas de cerca de dez milhões de euros para os municípios portugueses, de receitas anuais em impostos (que deixam de ser) cobrados. A situação ocorre devido à falta de recursos municipais para fiscalizar ao desleixo e ainda à passividade das autarquias, sendo verificada mais frequentemente em municípios mais afastados dos grandes centros.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Há 2,2 milhões de números de telefone portugueses à venda online

Existe um fórum, na internet, de piratas informáticos que tem quase 500 milhões de números de telefone de 84 países à venda, sendo 2,2 milhões destes portugueses. Trata-se de um banco de dados de 2022 com 487 milhões de números de telemóvel do WhatsApp, segundo o portal especializado “Cybernews”. As informações são usadas principalmente em ataques de smishing (envio de mensagens de texto ou de WhatsApp fraudulentas) e vishing (chamadas telefónicas fraudulentas).

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: baixas médicas, ANA e taxa de carbono

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião