Taxa de desemprego resiste a abrandamento da economia e mantém-se nos 6,1% em outubro

Taxa de desemprego não registou variação face ao mês anterior, apesar da travagem da atividade económica em outubro. Taxa de subutilização do emprego subiu para 11,4%.

A taxa de desemprego manteve-se inalterada nos 6,1% em outubro, segundo a estimativa divulgada hoje pelo INE, resistindo ao abrandamento da economia. Há, no entanto, um ligeiro decréscimo na população empregada e um crescimento da taxa de subutilização do emprego, que se situou em 11,4%.

A taxa de desemprego situou-se em 6,1%, um valor idêntico ao de setembro e 0,1 pontos percentuais superior ao de julho. Isto num mês em que os indicadores coincidentes do Banco de Portugal, já davam conta de uma travagem da economia, com a taxa de variação homóloga do indicador para a atividade económica a cair de 5,7% em setembro para 5,4% em outubro. O indicador para o consumo privado diminuiu de 2,9% em setembro para 2,4% em outubro. No mesmo mês do ano passado, tinha sido de 7,7%.

Os dados do INE indicam que a população ativa (5,197 milhões) diminuiu 0,2% em relação a setembro e 0,1% relativamente a julho, tendo aumentado 0,5% por comparação com outubro de 2021. “A diminuição da população ativa resultou do decréscimo tanto da população empregada (8,0 mil; 0,2%) como da população desempregada (2,2 mil; 0,7%)”, explica o instituto de estatística.

A população inativa (2,46 milhões) aumentou 0,4% em relação ao mês anterior e 0,1% face a julho, uma evolução explicada “principalmente pelo acréscimo do número de inativos disponíveis, mas que não procuram emprego (7,6 mil; 6,4%)”.

A taxa subutilização de trabalho (um indicador que agrega a população desempregada, o subemprego de trabalhadores a tempo parcial, os inativos à procura de emprego mas não disponíveis e os inativos disponíveis mas que não procuram emprego) aumentou em uma décima face a setembro, para os 11,4%.

(notícia atualizada às 11h50)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego resiste a abrandamento da economia e mantém-se nos 6,1% em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião