Direto Wall Street volta a ganhos ligeiros. Tesla cai 8% com distração de Musk

  • ECO
  • 20 Dezembro 2022

Lisboa fechou em alta em contramão com a Europa. Por Wall Street, os principais índices de referência registaram ganhos ligeiros, recuperando das perdas das últimas sessões.

A bolsa nacional valorizou pelo segundo dia seguido, à boleia das subidas dos pesos pesados BCP, Galp e Jerónimo Martins. O PSI somou 0,57% para 5.7377,94 pontos, com 12 das 15 cotadas em alta. Por Wall Street, deu-se um regresso aos ganhos, ainda que ligeiros.

Isto depois das expectativas de recessão terem penalizado o desempenho dos principais índices de referência norte-americanos, nomeadamente depois das mudanças inesperadas do Banco do Japão no intervalo de negociação dos rendimentos dos títulos a dez anos. Já a Tesla caiu 8%, numa altura em que surgem receios com a fraca procura e a distração do CEO Elon Musk com o Twitter.

É preciso recuar à crise financeira de 2008 para encontrar um número tão reduzido de novas entradas em Bolsa (IPO, na sigla original). Mas os banqueiros não antecipam uma recuperação rápida, pelo menos até ao início do segundo semestre de 2023. A expectativa de uma recessão económica no curto prazo por causa da subida das taxas de juro para travar a inflação é a principal justificação para este receio.

Em Espanha, as estimativas do banco central apontam para um crescimento de PIB de 0,1% entre outubro e dezembro deste ano, num contexto de “considerável incerteza”. Relativamente à evolução da inflação, as projeções apontam para uma taxa de 8,4% no final de 2022, menos três décimas do que as previsões de outubro. Para 2023, espera-se que a inflação fique nos 4,9% devido ao efeito das medidas do Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street volta a ganhos ligeiros. Tesla cai 8% com distração de Musk

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião