UNWTO publica a lista das ‘Melhores Aldeias Turísticas’ de 2022

  • Servimedia
  • 27 Dezembro 2022

A cidade saudita de Al-Ula, uma das selecionadas na lista da UNWTO, acolherá a cerimónia de entrega dos prémios de 27 a 28 de fevereiro de 2023.

A Organização Mundial do Turismo (UNWTO) lançou mais uma vez a iniciativa ‘Best Tourism Villages 2022’, cujo principal objetivo é reconhecer e destacar os destinos rurais em todo o mundo. A cidade saudita de Al-Ula foi uma das selecionadas e acolherá a cerimónia de entrega de prémios nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2023, noticia a Servimedia.

O turismo rural tem grande potencial para estimular o crescimento da economia local e a mudança social, devido à sua complementaridade com outras atividades económicas, à sua contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB), criação de emprego e cuidados com o ambiente.

O Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, salientou que a proposta mostra a capacidade do setor para promover a diversificação económica e criar oportunidades para todos fora das grandes cidades.

Das 136 nomeações, um total de 32 lugares receberam a distinção da UNWTO, de 18 países diferentes cobrindo as cinco regiões do mundo. Entre eles, a Espanha destaca-se com três prémios (Rupit, Alquézar e Guadalupe), mas também com outros lugares que conseguiram fazer parte da lista pela primeira vez. É o caso, por exemplo, de Al-Ula na Arábia Saudita, El Fuerte no México, Ksar Elkhorbat em Marrocos e Castelo Novo em Portugal.

Cidade Velha de Al-Ula

Entre os destaques está Al-Ula Old Town, um museu ao ar livre no meio do Vale de Al-Ula na Arábia Saudita. Também conhecida como Deira, é um sítio arqueológico perto de Al-Ula, na província saudita de Medina.

É uma das principais atrações da cidade, constituída por numerosos edifícios históricos, mesquitas e mercados. Todas estas ruínas datam de há cerca de sete séculos e foram habitadas num passado não muito distante, de acordo com historiadores.

A antiga cidade de Al-Ula foi outrora um importante povoado na rota de peregrinação de Damasco a Meca. Reaberto no ano passado após uma reconstrução extensiva, e de acordo com os objetivos da Saudi Vision 2030, os viajantes podem vaguear pelos seus restos labirínticos de edifícios originais de pedra e tijolos de lama e visitar o seu castelo.

Rupit

Também Rupit, uma antiga vila medieval em Barcelona. Rupit é uma pequena aldeia de conto de fadas localizada no coração da Catalunha, na zona de Collsacabra, rodeada por florestas e com vista para as montanhas de Les Guilleries e Montseny. O seu passado medieval emerge em cada uma das suas ruas, cheias de casas de pedra, pastelarias com doces caseiros e uma bela igreja românica, Sant Joan de Fàbregues.

Entre outras, algumas das ações que levaram a Rupit a optar pelo prémio são o congresso da Semana Móvel Rupit, a gestão e conservação do património arquitetónico e natural ou a regulamentação do acesso à aldeia e à habitação para uso turístico.

Alquezar

Alquézar é uma paisagem e uma fortaleza muçulmana em Huesca. No coração do Parque Natural Sierra y los Cañones de Guara encontra-se a aldeia de Alquézar, no meio de uma paisagem marcada pelas montanhas e pela presença do rio Vero. Andando pelo pitoresco centro da cidade, encontrará a sua imponente Igreja Colegial, que tem as suas origens numa antiga fortaleza árabe do século IX, da qual as torres e muralhas ainda se conservam.

Além disso, o ambiente natural da Alquézar oferece uma grande variedade de opções de turismo ativo. O canyon do rio Vero proporciona o cenário perfeito para canyoning ou caminhar ao longo das passarelas de Alquézar.

As aldeias reconhecidas pela UNWTO foram avaliadas por um conselho consultivo com base num conjunto de critérios que vão desde a promoção e conservação dos recursos culturais até à conectividade. As aldeias são também reconhecidas pelo seu empenho na inovação e sustentabilidade em todos os seus aspetos (económico, social e ambiental) e pela sua abordagem ao desenvolvimento turístico em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UNWTO publica a lista das ‘Melhores Aldeias Turísticas’ de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião