Taxa de desemprego sobe para 6,4% em novembro

  • Joana Abrantes Gomes
  • 6 Janeiro 2023

Em novembro, 331,6 mil pessoas estavam desempregadas em Portugal, enquanto a subutilização do trabalho abrangia 618,1 mil pessoas.

A taxa de desemprego subiu para 6,4% em novembro, mais 0,4 pontos percentuais face a outubro, mês em que havia baixado para 6%, segundo uma primeira estimativa divulgada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se do valor mais elevado desde julho de 2021. Em termos homólogos, a taxa de desemprego foi superior em 0,2 pontos percentuais.

A população desempregada era de 313,2 mil pessoas em outubro e aumentou para 331,6 mil em novembro, o que corresponde a um acréscimo de 18,4 mil pessoas, segundo as estimativas provisórias do INE. Face a novembro de 2021, há uma subida do universo de desempregados em 10,3 mil pessoas (compara com 321,3 mil, altura em que a taxa de desemprego estava nos 6,2%).

População desempregada e taxa de desemprego (valores ajustados de sazonalidade)

Evolução da população desempregada e taxa de desemprego (estimativas de novembro de 2022 são provisórias). Fonte: INE

Relativamente à população ativa, composta por 5,198 milhões de pessoas, o gabinete de estatísticas estima que tenha registado um decréscimo de 1,8 mil pessoas em relação ao mês anterior (apesar de ter aumentado 0,5% face a novembro de 2021). Essa diminuição resultou do decréscimo da população empregada em 20,1 mil pessoas, superando, assim, o acréscimo da população desempregada e correspondendo a um total de 4,866 milhões de pessoas empregadas.

Ao mesmo tempo, houve um aumento da população inativa (de 3,1 mil pessoas face a outubro), que, de acordo com o INE, se explica “essencialmente” por causa do “acréscimo do número de outros inativos, os que não estão disponíveis nem procuram emprego”. A população inativa totalizava 2,46 milhões de pessoas em novembro.

A taxa de subutilização do trabalho, um indicador do INE que contabiliza várias realidades sociolaborais relacionadas com o desemprego e subemprego, aumentou de 11,2% em outubro para 11,6% em novembro, o mesmo nível que registava um ano antes. Ao todo, 618,1 mil pessoas estão abrangidas pela subutilização do trabalho.

O gabinete de estatísticas estima ainda que a taxa de desemprego jovem (entre a população dos 16 aos 24 anos) subiu, passando de 17,9% em outubro para 18,2% em novembro, de acordo com os valores já ajustados de sazonalidade, enquanto a taxa de desemprego entre os adultos (dos 25 aos 74 anos) aumentou de 5,2% para 5,5%.

A taxa de desemprego entre as mulheres é de 7,0%, superior à que se verifica entre a população masculina, em que a taxa está nos 6,4%.

(Notícia atualizada às 12h06)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Taxa de desemprego sobe para 6,4% em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião