Tranquilidade foi o maior fornecedor de seguros do Estado, WTW ganhou o maior contrato

  • ECO Seguros
  • 9 Janeiro 2023

Mais de 104 milhões de euros de contratos públicos de seguros foram adjudicados no ano passado. Conheça o volume dos contratos mais volumosos e quem são os maiores fornecedores do Estado.

O setor público adjudicou, em 2022, contratos de seguros no valor de 104 milhões de euros a seguradoras e corretoras, correspondendo a mais de 1300 operações maioritariamente realizadas por concursos públicos e poucas por ajustes diretos. Os dados foram tratados por ECOseguros, com base em dados incluídos no Portal BASE, que tem por função centralizar a informação sobre os contratos públicos celebrados em Portugal.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa adjudicou, à WTW e à Verlingue, dois dos maiores contratos de 2022.

Centenas de entidades, corretores e seguradoras concorreram aos convites dirigidos por entidades públicas diversas que vão de empresas públicas, autarquias e entidades sob supervisão do Estado como, por exemplo, a Santa Casa da Misericórdia que é de longe a maior cliente de seguros, tendo colocado 2 dos seus contratos no top 14 do ano de 2022.

O maior concurso público foi mesmo lançado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para um grande leque de proteções como acidentes de trabalho, acidentes pessoais, responsabilidade civil, automóvel e até máquinas de sorteio dos jogos e foi ganho pela corretora WTW em concurso em que também contou com a corretora Verlingue. O preço de adjudicação foi 5,93 milhões de euros por 3 anos, muito abaixo do preço base de 8,4 milhões proposto pela SCML.

Igualmente para um prazo de 3 anos, A Tranquilidade/Generali venceu o fornecimento de seguro de saúde para mais de 1000 pessoas entre colaboradores, cônjuges e filhos do grupo EDA – Eletricidade dos Açores. Foram também concorrentes as seguradoras Fidelidade e Lusitania e a corretora MDS.

O terceiro maior concurso foi ganho pela Fidelidade, foi promovido pela Infraestruturas de Portugal para seguros de responsabilidade civil de âmbito geral ao qual também concorreu a Lusitania. Com um preço base de 3 milhões de euros, a Fidelidade fez um desconto de 308 euros sobre esta referência e vai segurar, durante um ano, a empresa pública no que respeita a responsabilidade civil.

Foram 14 os contratos adjudicados acima de 1 milhão de euros ao longo de 2022, com prazos de execução diferentes. O ranking dos maiores contratos do ano é o seguinte:

Em todo o ano foram adjudicados mais de 1300 contratos de seguros por entidades públicas num valor de 104,2 milhões de euros. Nota-se uma especialização dos concorrentes vencedores. Em valor das adjudicações obtidas em 2022, os 3 primeiros – Tranquilidade, Fidelidade e WTW – ficaram com 52%. Juntando os 2 seguintes, Caravela e Lusitania representa o top 5, cerca de 68% do valor adjudicado. Os 15 maiores quanto a contratos ganhos no setor público totalizam 92,5% das adjudicações em valor.

O ranking dos maiores fornecedores do Estado em 2022 revela alguma especialização de seguradoras e especialmente de corretoras com a presença de todas as maiores numa função que vai para além da proteção, mas também no aconselhamento sobre soluções e análise de risco para as entidades estatais. Nota também para alguns conhecimentos específicos sobre setores como tem a seguradora Mútua dos Pescadores e a mediadora Ponto Seguro no caso das autarquias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tranquilidade foi o maior fornecedor de seguros do Estado, WTW ganhou o maior contrato

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião