Assessor do gabinete de António Costa pede demissão

  • Mariana Marques Tiago
  • 12 Janeiro 2023

Pedro Magalhães Ribeiro pediu exoneração na terça-feira. Em causa está a condenação em processo judicial por violar os deveres de neutralidade e imparcialidade.

O assessor do gabinete do primeiro-ministro, Pedro Magalhães Ribeiro, pediu exoneração das suas funções na passada terça-feira. Em causa está a condenação em processo judicial por violar os deveres de neutralidade e imparcialidade.

Pedro Magalhães Ribeiro, que assumiu funções a 15 de novembro de 2021, utilizou canais oficiais do município de Cartaxo (autarquia à qual se recandidatava) para fazer campanha política durante a época de eleições autárquicas. Em jogo, concretamente, está uma publicação no Boletim Municipal.

À CNN o político disse sentir-se surpreendido e explica o sucedido: “Resume-se a um dia em que tive uma reunião com a [na altura] ministra da Saúde, Marta Temido, sobre o Centro de Saúde do Cartaxo. Após a reunião, solicitei ao gabinete de informação que fizesse uma nota. Estávamos em plena época eleitoral – dia 16 de agosto – porque a senhora ministra a adiou [a reunião] desde maio por causa da pandemia.”

Após uma queixa para a Comissão Nacional de Eleições (CNE), Pedro Magalhães Ribeiro foi julgado e condenado. Segundo o próprio, pagou uma coima de 3.600 euros e foi condenado a uma pena acessória de dois anos e nove meses sem poder exercer cargos públicos. Por esse motivo, pediu exoneração de imediato.

(Notícia atualizada às 10h07)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Assessor do gabinete de António Costa pede demissão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião