Gallagher: Custos serão preocupação para setor aerospacial

  • ECO Seguros
  • 22 Janeiro 2023

A redefinição dos níveis de retenção, das condições das apólices e dos preços são prioridades na agenda dos seguros aeroespaciais globais.

Segundo os analistas da corretora e consultora Gallagher, a época de renovação de resseguros aeroespaciais 2022/2023 representa uma oportunidade de redefinição dos níveis de retenção, das condições das apólices e dos preços, para permitir que o mercado global de seguros aeroespaciais, em inglês, Global Aerospace (GA), continue a ser eficiente.

De acordo com a edição Gallagher ‘Q4 Plane Talking’, a publicação especializada em risco criada pela equipa aeroespacial da corretora, a época de renovações apresenta-se numa altura em que o mercado global de seguros é afetado pelo conflito na Ucrânia, uma provável recessão económica global e um aumento de custos inflacionários, sem paralelo nos últimos 40 anos.

O corretor de resseguros indica que a diversidade das carteiras de risco dos subscritores de seguros GA ajuda a proporcionar, a muitas seguradoras, uma repartição natural dos riscos, atrativa para as seguradoras. No entanto, a corretora adverte, a pressão para melhorar margens força muitas companhias a escrutinar e a recalibrar os seus modelos de preços de AG como consequência do contexto global.

“Num setor muito dependente de ‘materiais’ especializados, tais como compostos e conhecimentos de engenharia aeroespacial, o aumento dos custos dos sinistros será uma grande preocupação para as seguradoras do setor GA“, informaram os analistas da Gallagher. “Se juntarmos a estas pressões um aumento geral da inflação social e as pressões na cadeia de fornecimento global, compreendemos porque muitas seguradoras de GA estão a pressionar para um aumento dos prémios“.

Relativamente ao conflito Rússia-Ucrânia, a Gallagher observa que a situação não afeta o setor da aviação geral da mesma forma que pressiona os serviços de passageiros comerciais e o setor do leasing de aviões comerciais de passageiros. Apesar disso, as consequências do conflito deverão influenciar os prestadores de seguros aeroespaciais, advertem os analistas. “Com o arranque dos procedimentos legais a começar a abordar as complexas questões do leasing e da cobertura de apólices, todas as seguradoras e resseguradoras prudentes deverão a rever as suas reservas de perdas“, acrescentaram os especialistas.

A publicação aponta que, embora existam muitos fatores externos a considerar, as seguradoras do setor GA atribuem importância a experiência comprovada de gestão operacional e a sistemas e cultura de gestão de segurança.

Segundo a Gallagher: “à medida que o espaço aéreo global emerge do encerramento mais dramático da indústria na história, há preocupações consideráveis em torno do desvanecimento de competências e da falta de liquidez. Os operadores do setor AG, através de uma gestão robusta, foram capazes de responder a um aumento imediato e contínuo da procura de serviços na maioria dos setores de seguros AG.

A publicação conclui: “os investimentos em segurança e formação no setor GA continuam a pagar dividendos quando se negoceia com seguradoras, já que a sobrevivência dos negócios GA operacionalmente mais adequados terão benefícios estruturais a longo prazo para a indústria e para o setor de seguros de apoio”.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gallagher: Custos serão preocupação para setor aerospacial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião