Seguradoras e ONU lançam protocolo para zero-emissões

  • ECO Seguros
  • 18 Janeiro 2023

Companhias de seguros e resseguros e a ONU lançaram protocolo de objetivos com vista a acelerar a transição para uma economia zero-emissões. Membros terão que definir e divulgar medidas.

A Aliança de Seguros Net-Zero (NZIA), criada pela ONU, lançou, nesta terça-feira, o primeiro Protocolo na Reunião Anual do Fórum Económico Mundial, em Davos.

O Protocolo da NZIA servirá de catalisador para estabelecer objetivos, sem precedentes, ambiciosos, rumo ao objetivo zero-emissões”, disse Renaud Guidée, Presidente da NZIA e Director de Risco do Grupo na AXA.

Como gestores de risco, seguradores e investidores, a indústria seguradora tem um papel importante a desempenhar na transição para uma economia global sem emissões, podendo apoiar os clientes na tomada de medidas concretas para alcançar o objetivo zero-emissões.

A NZIA é composta por 28 seguradoras e resseguradoras, que representam, no total, mais de 8 triliões de dólares em ativos sob gestão. Aos membros fundadores AXA, Allianz, Aviva, Generali, Munich Re, SCOR, Swiss Re e Zurich Insurance Group juntaram-se a Lloyd’s, Mapfre, Beazley, CA Assurances, Catalana Occidente, Hannover Re, Sompo Holdings, Tokio Marine Holdings, entre outras.

A versão 1.0 do Protocolo de Definição de Objetivos da NZIA, designado, simplesmente, ‘Protocolo’, permitirá que os membros da NZIA definam, independentemente, objetivos intermédios, com bases científicas, para as respetivas carteiras de subscrição de seguros e resseguros. Estes deverão alinhar-se com uma estratégia zero-emissões, consistente com um aumento máximo da temperatura de 1,5 graus, acima dos níveis pré-industriais, até 2100.

Com o lançamento do Protocolo, os membros existentes da NZIA terão que definir e divulgar objetivos iniciais até à data limite de 31 de julho de 2023.

Este passo decisivo surge 18 meses após o lançamento da Aliança na Cimeira Climática do G20, em Veneza, em 2021, por oito seguradoras e resseguradoras. Desde então, a Aliança cresceu para 29 seguradoras e resseguradoras que representam cerca de 15% do volume mundial de prémios a nível mundial.

“O primeiro Protocolo de Definição de Alvos da NZIA é um marco histórico. Pela primeira vez, as maiores companhias de seguros e resseguros a nível mundial estabeleceram um sistema e ferramentas de medição para avaliar o impacto das suas atividades nas alterações climáticas. O Protocolo da NZIA servirá de catalisador para estabelecer objetivos, sem precedentes, ambiciosos, rumo ao objetivo zero-emissões”, disse Renaud Guidée, Presidente da NZIA e Director de Risco do Grupo na AXA.

O Protocolo tem como base o lançamento da primeira norma global de contabilidade para medir as emissões de gases com efeito estufa associadas a carteiras de seguros – emissões associadas a seguros – desenvolvidas pela Partnership for Carbon Accounting Financials (PCAF), em colaboração com a NZIA.

“As alterações climáticas são um dos maiores desafios que enfrentamos como sociedade global e as resseguradoras desempenham o seu papel na transição para uma economia de baixo carbono. O estabelecimento de objetivos para descarbonizar as carteiras de resseguros é, portanto, um passo crucial, servindo como uma orientação para o objetivo zero-emissões”, disse Thierry Léger, Chief Underwriting Officer do Grupo Swiss Re, cuja organização lidera o Grupo de Trabalho de Estabelecimento de Objetivos da NZIA.

“O lançamento do Protocolo assinala a passagem do compromisso à implementação. Agora é o momento para as seguradoras estabelecerem objetivos ambiciosos e credíveis de descarbonização, com uma base científica para as suas respetivas carteiras de seguros e apoiarem uma transição justa para a economia com emissões líquidas zero, com vista a evitar a catástrofe climática e assegurar um futuro sustentável”, disse Butch Bacani, que lidera a Iniciativa de Princípios para Seguros Sustentáveis do PNUA, que criou a NZIA.

A NZIA também anunciou que a Aliança continuará a colaborar com a Science Based Targets Initiative (SBTi) no desenvolvimento da sua abordagem ao estabelecimento de objetivos para carteiras de seguros e resseguros, alinhados com a próxima Norma de Instituição Financeira Net-Zero do SBTi (FINZ).

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradoras e ONU lançam protocolo para zero-emissões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião