O bidépremium

Uma política pública de habitação que tenha por objectivo a descida dos preços deve adoptar medidas de simplificação e desburocratização que permitam o aumento da oferta.

Dizia Ortega y Gasset que ele era ele e as suas circunstâncias. No mercado imobiliário, as coisas são ainda mais complexas. O bem habitação tem características especiais que fazem com que o seu mercado esteja nos antípodas da concorrência perfeita, sendo o preço formado por negociação. Assim, o preço de uma casa depende da casa e das suas circunstâncias, mas também das circunstâncias de quem a está a vender e das circunstâncias dos potenciais compradores. No conjunto dessas circunstâncias estão “oferta e procura”, um duo que, papagueado, não serve para se ter um economista, mas que, como notou Irving Fischer, é sempre uma resposta certa – ainda que bastante pouco esclarecedora – para a explicação da formação de preços no mercado. É por isso que qualquer curso de Economia começa

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.