5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que arranca uma nova greve na CP e Portugal volta ao mercado para procurar financiamento de 1.000 milhões, António Costa prepara-se em Lisboa para o embate europeu sobre as ajudas de Estado.

A proposta da Comissão Europeia que abre a porta às ajudas de Estado como forma de acelerar o financiamento de investimentos sustentáveis vai passar esta quarta-feira pela Assembleia da República, na véspera de ser discutida em Bruxelas. O dia começa, no entanto, com uma nova greve na CP, sem serviços mínimos, e com um novo leilão de Obrigações do Tesouro.

Costa prepara resposta a Bruxelas

Na véspera da reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, António Costa vai à Assembleia da República para um debate preparatório, às 15h. O tema em destaque é a proposta da Comissão Europeia para transformar o quadro temporário de crise para os auxílios estatais num quadro temporário de crise e transição, que abre a porta às ajudas de Estado como forma de acelerar o financiamento de investimentos sustentáveis.

Estado procura financiamento de 1.000 milhões

A Agência de Gestão da Tesouraria e Dívida Pública (IGCP) vai realizar esta quarta-feira um novo leilão de Obrigações do Tesouro (OT). O montante indicativo global deste que é o primeiro leilão de OT do ano situa-se entre 750 milhões e 1.000 milhões de euros, com maturidades a nove anos (em julho de 2032).

Emprego e construção no “menu” do INE

A subida da taxa de desemprego e do número de inscritos nos centros do IEFP, onde estão a chegar menos ofertas de trabalho, está a preocupar os empresários, que já temem que este “volte a ser um problema sério”. Esta quarta-feira de manhã, o INE vai divulgar novas estatísticas do emprego, relativas ao quarto trimestre de 2022. Além disso, publica o índice de Custos de Construção de Habitação Nova, referente ao último mês do ano passado.

Começa a greve de maquinistas da CP

Arranca esta quarta-feira a greve convocada pelos Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), a que se juntam outras organizações sindicais (SNTSF e SFRCI), com a CP a prever “fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, no período entre as 00h00 do dia 8 de fevereiro de 2023 e as 24h00 do dia 21 de fevereiro de 2023”. O Tribunal Arbitral não decretou serviços mínimos.

O que nos dizem os Censos sobre Habitação?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) prossegue o ciclo de apresentações de estudos subordinados ao tema ‘O que nos dizem os Censos’, nos quais são aprofundadas algumas das dimensões censitárias mais relevantes. O quarto destes estudos é dedicado à habitação e vai ser apresentado esta manhã, a partir das 11h, sendo seguido por um debate com especialistas neste tema.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião