Bolsa da Turquia suspende negociação após tombo de 7%

  • ECO
  • 8 Fevereiro 2023

Bolsa turca perdeu 20% do valor nos últimos dois dias, por conta dos sismos de segunda-feira.

Está suspensa a negociação na Bolsa da Turquia. Depois de quedas sucessivas de 7% na primeira hora da sessão desta quarta-feira, a entidade que gere a bolsa de valores local decidiu congelar as ordens. Não há previsão de quando serão retomadas as trocas de ações.

A decisão foi tomada depois da falha, por duas vezes, dos mecanismos de suspensão automática da negociação, que foram ativados quando o índice principal, BIST 100, caía mais de 5%. Há 24 anos que não era suspensa a negociação na principal bolsa da Turquia.

Depois de ter fechado perto dos 5.000 pontos na sexta-feira, a principal bolsa da Turquia perdeu perto de 20% do seu valor nas últimas 48 horas: quando a negociação foi suspensa, depois das 8 horas (hora de Lisboa), o índice BIST 100 tombava 7,09%, para 4.186,01 pontos.

O número de mortos nos fortes sismos que atingiram na segunda-feira o sudeste da Turquia e a vizinha Síria aumentou para mais de 9.600, de acordo com um novo balanço provisório divulgado pelas autoridades esta quarta-feira pelas 8h30 de Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa da Turquia suspende negociação após tombo de 7%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião