Inductiva Research Labs vence Prémio Únicos

A startup contará com um apoio de mais de 150 mil euros, entre 50.000 euros de investimento da Shilling, serviços e créditos Google Cloud e comunicação.

A Inductiva Research Labs é a grande vencedora do Prémio Únicos, uma iniciativa do The Next Big Idea, em parceria com a Google e a Shilling. A startup contará com um apoio de mais de 150 mil euros, entre 50.000 euros de investimento da Shilling, serviços e créditos Google Cloud e comunicação.

“O importante para nós é o reconhecimento que este prémio nos traz. O percurso que temos feito é de muita ambiguidade. É arriscado e há momentos na nossa jornada em que nos sentimos sozinhos. Estamos a tentar fazer algo grande e diferente, mas nem sempre é fácil comunicar essa visão”, afirma Luís Sarmento, cofundador e CEO da Inductiva Research Labs.

“Quando falamos com um investidor ou com outra startup que nos dá feedback positivo, isso deixa-nos mais confiantes no nosso percurso. Este prémio é isso, mas multiplicado por mil, e dá-nos muita confiança para continuarmos a ser ambiciosos e a acreditar que vale a pena arriscar”, acrescenta, em comunicado.

A Inductiva, explica, é “uma empresa que está a tentar democratizar o acesso a ferramentas de simulação”, permitindo a estados e empresas ter acesso de forma simples a ferramentas complexas, capazes de “prever cenários futuros, para diferentes tipos de situações, sejam industriais, médicas e até ecológicas”. Portanto, “estamos a usar uma API que permite às pessoas que não têm conhecimentos profundos em computação usar ferramentas sofisticadas de simulação e aplicar aos seus casos de uso, o que será importantíssimo para o futuro”, resume.

As outras duas finalistas do Prémio Únicos foram a Pluggable.AI — que desenvolve sistemas de notificação push não intrusivos a partir da Inteligência Artificial, capazes de inferir o momento ideal para interagir com utilizadores de smartphonese a Ritmoo — que desenvolveu uma plataforma colaborativa para equipas que trabalham remotamente, automatizando fluxos de trabalho.

“As startups são, por definição, um poderoso motor de transformação digital e também por isso a economia tecnológica portuguesa atravessa um excelente momento: no pelotão da frente da Europa, Portugal conta com um unicórnio por cada 1,5 milhões de habitantes”, refere Bernardo Correia, country manager da Google Portugal. E acrescenta: “O nosso papel na Google é apoiar as startups portuguesas a escalar rapidamente e chegar a novos clientes dentro e fora de Portugal.”

Já Hugo Gonçalves Pereira, managing partner da Shilling, vê na colaboração um ponto chave para o desenvolvimento de um ecossistema de empreendedorismo que reúne talento, know-how e capital. “A Shilling sempre foi um investidor que deu muita importância à necessidade de acrescentar valor ao ecossistema, temos sempre a porta aberta para dar feedback a empreendedores, mesmo que não sejam do nosso portfólio. Iniciativas como o projeto Únicos são super importantes. Nós, com fundo de venture capital, conseguimos reunir um conjunto limitado de pessoas, mas não conseguimos ter escala para impactar tanta gente de uma só vez. Iniciativas como esta têm uma projeção muito para além das pessoas que hoje se reuniram aqui”, defende.

“Um exemplo fundamental disso com as masterclasses que agora ficarão disponíveis e que são um ativo de partilha para o futuro que fica e potencia essa capacidade de colaboração”, sustenta Hugo Gonçalves Pereira.

No âmbito da iniciativa Únicos, ao longo das próximas semanas serão divulgadas 11 masterclasses no site do The Next Big Idea. Empreendedores como Diogo Mónica, Ricardo Marvão, Rui Bento, André Albuquerque, Cristina Fonseca, Miguel Santo Amaro, Humberto Ayres Pereira, Marcelo Lebre, Daniela Braga, Vasco Pedro e Gonçalo Gaiola partilham o percurso que os levou da ideia até à liderança de empresas que se destacam no mercado internacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inductiva Research Labs vence Prémio Únicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião