Hoje nas notícias: TAP, inflação e tecnológicas

  • ECO
  • 1 Março 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) terá concluído que a decisão de afastar a administradora Alexandra Reis da TAP partiu da presidente executiva e deverá indicar que terão de ser devolvidos 443.500 euros à companhia área. Apenas 382 famílias ucranianas beneficiaram do programa para alojamento urgente. Conheça estas e outras manchetes dos jornais nacionais desta quarta-feira.

Alexandra Reis obrigada a devolver 443.500 euros à TAP

A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) terá concluído que vão ter de ser devolvidos 443.500 euros à TAP, na sequência da indemnização de 500 mil euros paga pela companhia aérea a Alexandra Reis, de acordo com o relatório preliminar da auditoria, citado pelo Correio da Manhã. Ainda assim, o relatório não indica quem terá de devolver à TAP esses quase meio milhão de euros. Ou seja, segundo o jornal, se a gestora não concordar com a auditoria e recusar devolver o dinheiro, a TAP terá de interpor uma ação em tribunal para reaver o montante.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Decisão de afastar Alexandra Reis partiu da CEO da TAP

A IGF também terá concluído que foi a CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, que tomou a iniciativa de afastar Alexandra Reis da empresa, tendo conduzido as negociações com a antiga administradora executiva e com a tutela, nomeadamente o Ministério das Infraestruturas, então tutelado por Pedro Nuno Santos. Manuel Beja, presidente do Conselho de Administração nomeado pelo acionista Estado, terá sido informado dos termos da saída da ex-administradora no dia em que o acordo foi assinado.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Nem com a troika se cortou tanto na alimentação

Há sinais de que muitas famílias, sobretudo aquelas com menos rendimentos disponíveis, estão a cortar na alimentação para conseguir poupar mais ao final do mês, mas, segundo o INE, se não existisse inflação, a despesa com alimentos teria caído na mesma. A quebra real (ou seja, descontando a inflação) foi de 2,3%, equivalente a menos 573 milhões de euros em comida face a 2021. Apenas na época do programa de ajustamento do governo PSD-CDS e da troika se encontra uma diminuição nos gastos reais com a alimentação, mas nem aí foi tão grande: caíram 0,7% em 2011 e 1,3% em 2012

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Só 382 famílias ucranianas beneficiam de programa para alojamento urgente

Quase um ano depois da criação de um regime simplificado para os refugiados ucranianos terem acesso ao Programa de Apoio ao Alojamento Urgente — Porta de Entrada, foram apenas 382 as famílias que beneficiaram da medida. Até 31 de janeiro, 114 municípios tinham manifestado interesse em participar e 2439 habitações foram sinalizadas. Foram identificados 2.128 agregados familiares vindos da Ucrânia com necessidade de apoio a alojamento. Desses, foram submetidas 614 candidaturas e 382 agregados familiares começaram a beneficiar do apoio.” Os restantes 232 estão em avaliação.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Portugal fora do fundo europeu para segurar as melhores tecnológicas

Portugal não assinou a declaração conjunta promovida por França há um ano, que desemboca na criação do fundo ECTI (European Tech Champions Initiative). Além disso, também não surge na lista inicial de financiadores do ECTI, estruturado como um fundo de fundos. Até ao momento, Itália, França, Alemanha, Bélgica e Espanha são os cincos países que se vão unir ao Banco Europeu de Investimento e financiar as melhores startups e scaleups, tentando. O objetivo é evitar que vão para os EUA ou Ásia. No entanto, espera-se que no futuro exista a oportunidade de novas entradas, onde Portugal pode estar.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, inflação e tecnológicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião