+M

Cofina revela abordagens, Media Capital avalia oportunidades

ECO,

A Cofina e a Media Capital não confirmaram negociações para um acordo, mas, em comunicado ao mercado, admitem contactos de consultores externos e avaliação de oportunidades. Ações voltaram a negociar.

As ações da Cofina e da Media Capital já podem novamente ser negociadas em bolsa, depois de esclarecerem os investidores sobre as movimentações de mercado. Sem confirmarem negociações diretas, a Cofina e a Media Capital sinalizam que poderá haver, mesmo, processos de consolidação de grupos de media em curso.

De acordo com dois comunicados da CMVM emitidos por volta das 15h30 desta sexta-feira, o regulador do mercado deu indicação do “levantamento da suspensão da negociação das ações Cofina, SGPS, SA, na sequência da divulgação de informação relevante no mercado” e do “levantamento da suspensão da negociação das ações Grupo Media Capital SGPS, SA, na sequência da divulgação de informação relevante no mercado. Recorde-se que as ações da Cofina e da Media Capital foram suspensas a meio da manhã na sequência de uma notícia do Observador que revelou a existência de negociações para um acordo entre os dois grupos de media.

Minutos depois de suspender os títulos das duas companhias, a Comissão de Mercado de Valores Mobiliário (CMVM) emitiu um comunicado indicando que as ações se manterão suspensas “aguardando a divulgação de informação relevante ao mercado” por parte da Cofina e da Media Capital.

Após a comunicação da CMVM, a Cofina emitiu um comunicado dando nota da ocorrência de “abordagens preliminares por diversos assessores externos, com vista a encetar possíveis negociações, que estão a ser objeto de análise pela sociedade,” com vista à concretização do negócio avançado pelo Observador, sublinhando que a sua administração “avalia em permanência todas as oportunidades de negócio que possam valorizar os seus ativos, numa perspetiva de compra ou de venda.”

Posteriormente, foi a vez da Media Capital emitir um comunicado, dando nota de que “não existe nenhuma informação privilegiada de que devesse ter sido dado conhecimento ao mercado ou cuja divulgação tenha sido objeto de diferimento nos termos legais consentidos.”

A empresa de Queluz de Baixo sublinha ainda “em particular quanto à aquisição da Cofina SGPS, S.A., ou de ativos ou de negócios desta sociedade, nada existe de relevante”, além de, como refere, “como sucederá com as demais empresas do setor dos media, a Media Capital está atenta e disponível para analisar oportunidades de negócio que possam surgir.”

De acordo com a notícia, a Media Capital, liderada por Mário Ferreira, está em negociações para comprar a totalidade do grupo Cofina. Até à suspensão das ações, a Cofina estava a valorizar 15,44%, para 0,299 euros por ação.

De acordo com dados da Reuters, esta subida de mais de 15% resultou da negociação de 336 mil ações que, em dinheiro, se traduziu em negócios na ordem dos 92 mil euros. Já a dona da TVI vale 1,21 euros por ação, mas não negoceia desde o passado dia 27 de fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.