UE prolonga por um ano meta de redução de 15% de procura de gás

  • Lusa
  • 28 Março 2023

Os ministros da UE consideraram que a crise energética desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022, ainda não está ultrapassada.

Os ministros da Energia da União Europeia (UE) concordaram esta terça-feira em prolongar por um ano a meta voluntária de redução de 15% de procura e consumo de gás pelos Estados-membros, que terminava já em abril.

O Conselho da UE mantém ainda a possibilidade de desencadear um ‘alerta da União’ sobre a segurança de aprovisionamento, ao abrigo do qual esta redução se tornaria obrigatória.

Os ministros da UE consideraram que a crise energética desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro de 2022, ainda não está ultrapassada, razão pela qual o regulamento foi prorrogado por um ano – de 1 de abril até 31 março de 2024.

A redução deve ser calculada em função do consumo médio entre 01 de abril de 2017 e 31 de março de 2022, podendo cada Estado-membro escolher as medidas através das quais pretendem atingir a meta de redução de 15%.

Em julho de 2022, o Conselho da UE concluiu um primeiro acordo político de redução da procura e consumo de gás em 15% entre agosto de 2022 e abril de 2023.

Segundo dados de Bruxelas, o consumo de gás natural recuou, em média, 19,3% entre agosto de 2022 e janeiro de 2023, o que permitiu recuperar a capacidade de armazenamento e manter os preços baixos, após estes terem disparado para máximos históricos devido à guerra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE prolonga por um ano meta de redução de 15% de procura de gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião