China e turismo impulsionam recuperação do mercado internacional no primeiro trimestre

As exportações e importações saíram de terreno negativo em março, muito por conta da recuperação da economia chinesa e do turismo.

Após dois trimestres consecutivos de quedas das exportações, as 20 maiores economias do mundo (G20) fecharam o primeiro trimestre com uma subida de 2,2% das exportações de bens e 2,4% das exportações de serviços, quando medido em dólares.

Segundo dados divulgados esta quinta-feira pela OCDE, comparativamente ao quarto trimestre do ano passado, as exportações de bens entre os países do G20 aumentaram 2,2% nos primeiros três meses do ano, em parte devido ao relançamento da atividade económica na China.

Já as importações de mercadorias tiveram uma contração de 1,2%, refletindo a descida dos preços da energia. “As fortes vendas de veículos e peças contribuíram para o crescimento das exportações na América do Norte, com as exportações a aumentarem 1% nos EUA, 1,2% no Canadá e 1,2% no México”, refere o relatório da OCDE.

Na União Europeia, as exportações de bens aumentaram 3%, tendo sido impulsionadas pelo aumento da exportação de maquinaria por parte de França, Alemanha e Itália. Enquanto isso, as importações da União Europeia registaram uma contração de 1,1%, “principalmente devido à descida dos preços da energia.”

Nos serviços, a aceleração de 2,5% das exportações e de 4,9% das importações entre os países do G20 foi provocada pela “recuperação da atividade turística, que alimentou o comércio de transportes de passageiros e de viagens, compensando o declínio acentuado do transporte de mercadorias”, refere a OCDE em comunicado.

A OCDE revela que as exportações de serviços foram fracas no primeiro trimestre nos EUA e no Canadá, enquanto as importações cresceram 1,2% e 3,4%, respetivamente, devido ao aumento das despesas com viagens.

O relatório revela também que “o ressurgimento das viagens também impulsionou o crescimento em França, Itália e Turquia no que respeita às exportações (+7,3%, +8,4% e +18,1%, respetivamente), e da Alemanha no que respeita às importações (+6,4%).”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

China e turismo impulsionam recuperação do mercado internacional no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião