Câmara de Tavira chama munícipes a participar no projeto “Fora do Lixo”
Autarquia de Tavira entrega à população feminina um eco-kit menstrual e à população em geral um kit de compostagem para atenuar os efeitos nefastos no ambiente.
Para travar o maior impacto negativo no ambiente dos produtos menstruais descartáveis, como tampões e pensos higiénicos, assim como de outros resíduos orgânicos, a Câmara Municipal de Tavira resolveu distribuir um eco-kit menstrual pela população feminina assim como um kit de compostagem pelos munícipes em geral.
O projeto chama-se “Fora do Lixo!” e visa levar os munícipes a participar, de forma mais ativa e consciente, nas ações de redução de resíduos urbanos, reciclagem e reutilização. A autarquia liderada pela socialista Ana Paula Martins quer que cada residente no concelho seja um agente da economia circular e parte ativa nas “ações de reciclagem – upcycling -reutilização e redução”.
“É necessário desmistificar tabus e capacitar a população feminina para o consumo mais consciente de produtos menstruais, ou seja, para a utilização de produtos reutilizáveis”, começa por explicar, em comunicado. Por isso, o município decidiu distribuir pelas mulheres um eco-kit constituído por um copo menstrual, dois pensos higiénicos reutilizáveis, um guia informativo e uma bolsa de pano reutilizável.
É preciso transmitir a ideia de que resíduo não é sinónimo de lixo e que o mesmo pode ser valorizado.
“O consumo de produtos menstruais descartáveis, tais como tampões e pensos higiénicos, contribuem, significativamente, para o uso único de produtos de plástico e seu descarte”, complementa a edilidade. O que acaba por ser prejudicial para o meio ambiente.
Outra ação deste projeto “Fora do Lixo!” consiste na distribuição pela população em geral de um kit de compostagem com um compostor, um balde pequeno para resíduos de cozinha e um guia prático de compostagem. Os interessados devem residir no concelho, numa moradia com jardim, horta, ou num prédio com logradouro ou terreno onde possam colocar o compostor e realizar o processo de compostagem.
Neste caso, a autarquia pretende valorizar os resíduos, e quer “transmitir a ideia de que resíduo não é sinónimo de lixo e que o mesmo pode ser valorizado”. Nesse sentido, a câmara quer envolver a população para a redução dos resíduos e “evitar o encaminhamento para o lixo e aterro”, de modo a atenuar a produção de gases de efeito estufa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara de Tavira chama munícipes a participar no projeto “Fora do Lixo”
{{ noCommentsLabel }}