Contactless foi usado em apenas 0,5% das compras

Em 2016, 34% dos cartões bancários já disponibilizavam a tecnologia, de acordo com o Banco de Portugal, mas a resistência dos consumidores e das empresas travam a sua utilização.

A tecnologia contactless já está disponível em cerca de um terço dos cartões bancários que existem em Portugal, mas a sua utilização ainda é muito pouco representativa. De acordo com o o Relatório do Sistema de Pagamentos do Banco de Portugal, divulgado esta sexta-feira, apenas 0,5% do valor das compras realizadas com cartões bancários, em 2016, foi feita com recurso a esta tecnologia. Uma discrepância que estará relacionada com alguma resistência tanto dos consumidores como por parte das empresas onde são realizadas as operações de pagamento.

De acordo com o Banco de Portugal, em 2016, as operações de pagamentos processadas através da rede multibanco ascenderam a um total de 106 mil milhões de euros, o que corresponde a um acréscimo de 6,7% face aos valores registados no ano anterior. Este crescimento foi alimentado sobretudo pelo aumento das compras com recurso a cartões bancários, que cresceram 9%, em valor, para 38.210 milhões de euros, “acompanhando a evolução do consumo em Portugal”, tal como explica o Banco de Portugal.

Contudo, apenas uma parcela das compras com cartões bancários foi realizada com recurso à utilização da tecnologia contactless. Mais em concreto, 0,5% do valor total. Este número diverge consideravelmente face ao número total de cartões bancários que já disponibilizam a tecnologia. Segundo o Banco de Portugal, 34% do total de quase 20,1 milhões de cartões bancários existentes em Portugal no final de 2016 já disponibilizavam essa tecnologia.

Essa discrepância pode ser atribuída em parte à resistência por parte dos utilizadores dos cartões bancários, mas também dos próprios prestadores de serviços. Apenas 14% dos terminais de pagamento automático disponham da tecnologia, no final do ano passado.

O contactless permite o pagamento de compras com a aproximação do cartão bancário ao terminal de pagamento que esteja preparado para aceitar a tecnologia, sem a necessidade de inserção do PIN, desde que o valor da operação não ultrapasse os 20 euros. Para valores superiores é exigida a inserção do PIN.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contactless foi usado em apenas 0,5% das compras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião