O live-commerce B2B está (a)live!
Sejamos sinceros, por muito bom que seja o nosso serviço/produto, é a experiência de compra que dita o sucesso da venda.
Vivemos num mundo em constante evolução, onde tudo é tendência. Mas, com o avanço cada vez maior da digitalização empresarial, é fundamental que as empresas estejam abertas a explorar novas abordagens de venda. O live-commerce – uma combinação de comércio eletrónico e streaming de vídeo ao vivo – está a transformar não só a forma como as transações são realizadas, mas também a modificar estratégias de negócio. Portanto, por que devem as empresas dar uma oportunidade a esta nova modalidade de vendas?
Se é verdade que o e-commerce trouxe uma comodidade tremenda ao nosso dia-a-dia, o live-commerce mostra que o impacto junto dos consumidores ou clientes pode ser ainda mais rápido e mais incisivo. No mercado bussiness-to-bussiness (B2B), o e-commerce teve o poder de revolucionar processos, simplificar e agilizar transações entre fornecedores, distribuidores e revendedores. No entanto, apesar de toda esta praticidade, faltava algo: a conexão humana. Foi então que surgiu o live-commerce, uma evolução natural do e-commerce, mas com uma abordagem que permite criar uma experiência de compra mais envolvente e interativa, quase como se estivesse numa loja física.
No B2B, o live-commerce surge para recriar espaços comerciais físicos, como feiras e exposições, trazendo uma conexão imersiva entre fornecedores e compradores. A venda torna-se numa experiência única e personalizada, que permite ver os produtos e serviços “em ação”, tirar dúvidas em tempo real e receber propostas adequadas às necessidades.
Sem dúvida que é uma poderosa ferramenta para impulsionar vendas e fortalecer relacionamentos comerciais. À primeira vista, as vantagens são promissoras. A transmissão ao vivo cria uma sensação de urgência e exclusividade, incentivando os clientes a tomarem decisões de compra mais rápidas. Além disso, a possibilidade de apresentar os produtos ou serviços de maneira mais detalhada e realista, ajuda a eliminar dúvidas e aumenta a confiança dos clientes. Esses fatores combinados, resultam numa taxa de conversão mais elevada em comparação com os métodos de venda online tradicionais. Qual é então o departamento que não deseja um alcance global, poupar em logística e viagens, e interagir em tempo real? Mas as possibilidades não se ficam por aqui…
A estratégia de live-commerce das empresas deve estar alinhada a algo essencial e diferenciador em qualquer negócio: a experiência. Através da interatividade oferecida, é possível estabelecer relações mais sólidas e duradouras, uma vez que as empresas se apresentam de forma autêntica e transparente. Sejamos sinceros, por muito bom que seja o nosso serviço/produto, é a experiência de compra que dita o sucesso da venda.
Ao proporcionar uma experiência em tempo real, as empresas conseguem manter o público interessado e captar a atenção de potenciais compradores ou clientes. Desta forma, além de aumentar o engagement e o brand awareness, permite que as empresas se tornem a escolha número um e se mantenham no top of mind. Ao conseguir uma conexão mais profunda e impactante com os clientes, as empresas e o seus produtos/serviços/soluções criam experiências memoráveis posicionando-se para conquistarem a preferência de compra.
Adicionalmente, o live-commerce fornece combustível a qualquer departamento de vendas: oferece a oportunidade de captar leads qualificados. Durante as transmissões ao vivo, as empresas podem identificar potenciais clientes e recolher informações valiosas para um acompanhamento posterior. O contacto pós-live é feito de forma mais personalizada, com a apresentação de propostas relevantes, e consequentemente, uma maior hipótese de conversão.
No entanto, para aproveitar ao máximo os benefícios do live-commerce, é essencial que o departamento de vendas acompanhe e analise as métricas de desempenho. As plataformas de transmissão ao vivo fornecem dados e análises detalhadas sobre as transmissões, o que permite às empresas avaliar o impacto das suas estratégias e fazer ajustes para melhorar os resultados.
Com uma combinação única de tecnologia, interatividade e personalização, este “serviço” abre portas a novas fronteiras e cria um ambiente perfeito para o crescimento empresarial. As empresas do mercado business-to-business não devem ignorar esta revolução, principalmente, nos dias de hoje, em que podemos ser facilmente esquecidos.
Num mercado cada vez mais competitivo, estas ferramentas oferecem experiências diferenciadoras e preciosas, que dão vantagem àqueles que as adotam. O departamento de vendas tem o poder de se tornar a peça-chave na metamorfose dos negócios e impulsionar o crescimento das empresas. É hora de arriscar e tentar.
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