5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

O INE confirma esta quarta-feira se Portugal registou o crescimento do século. Há inflação para Mario Draghi ver. E Livro Bege da Fed.

Dia em cheio no que toca a indicadores económicos. Em Portugal, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga as Contas Nacionais, que vai permitir perceber o que ajudou o país a registar o maior crescimento do século. Na Zona Euro, há taxa de desemprego e inflação. Nos EUA, a Reserva Federal norte-americana abre o Livro Bege.

Portugal com o crescimento do século?

O INE publica as Contas Nacionais Trimestrais, depois de ter anunciado em meados deste mês que a economia portuguesa acelerou 2,8% no primeiro trimestre do ano, naquela que foi a maior aceleração deste século. Desta vez, a publicação da autoridade estatística vai permitir perceber com maior detalhe que componentes do PIB mais contribuíram para a criação de riqueza do país.

Ibersol apresenta contas

A Ibersol reporta as contas relativas ao primeiro trimestre do ano. A cotada terminou 2016 com um lucro superior a 23 milhões de euros. Para 2017, os analistas esperam uma redução do resultado líquido para 19 milhões de euros. As ações valorizam mais de 15% desde o início do ano.

Preços para Draghi ver

Dois indicadores importantes são divulgados pelo Eurostat: o desemprego na Zona Euro relativamente a abril e a estimativa rápida da inflação relativa a maio. No caso da evolução dos preços, os dados assumem particular importância naquilo que é a estratégia do BCE quanto à manutenção dos estímulos e dos juros em mínimos de sempre. A instituição liderada por Mario Draghi trabalha com vista a uma taxa de inflação perto mas abaixo dos 2%.

O que conta o livro Bege da Fed?

A Fed apresenta o Livro Bege, um relatório que reporta a situação económica dos EUA numa altura em que a entidade liderada por Janet Yellen pretende subir mais duas vezes os juros. É elaborado com base em informações recolhidas junto de economistas, analistas financeiros, académicos e homens de negócios. Cada banco central do sistema da Fed dá o seu contributo regional.

Ponto de situação no petróleo

A Agência Internacional de Energia publica o relatório mensal onde dá conta da evolução da oferta de petróleo em março. Ao mesmo tempo, o American Petroleum Institute atualiza os dados semanais acerca dos inventários de crude na última semana. São dois barómetros importantes sobre o mercado petrolífero, depois de a OPEP ter chegado a acordo na semana passada para prolongar os cortes na produção até 2018.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião