Cannes Lions 2017 – Dia 1 (Portugal Allez!)

No primeiro dia de Cannes, ficou confirmado o primeiro leão do ano para Portugal. Amanhã, parece, as coisas vão começar a aquecer.

Na crónica de ontem, disse que o fraco número de inscrições nas categorias de “Health & Welness” e de “Pharma”, provavelmente não trariam grandes novidades a Portugal, neste primeiro dia do festival. Felizmente, também disse que Cannes é uma lotaria e que é sempre muito difícil prever quem vai ou não ganhar um leão.

Ao que parece Portugal está mesmo imparável, até mesmo na criatividade. Ainda o meu avião não tinha descolado rumo a Nice e já Portugal tinha quatro shortlists. A primeira da FCB Lisboa, liderada por Edson Athayde, com o spot de rádio “Disclamer”, para os preservativos Harmony. Também da FCB Lisboa, o trabalho “The Furmacy” para a Royal Canin. Da produtora “Playground Films”, o trabalho “Everyone needs a little help sometimes” para a Animal Life. Por fim, da Havas Portugal, o mesmo trabalho, mas numa subcategoria diferente.

Já em solo francês, quando me deslocava de Nice para Cannes, ficou confirmado o primeiro leão do ano para Portugal. Com a FCB Lisboa a conseguir um bronze com o seu “Disclamer” na categoria de “Health & Welness”, subcategoria de “Radio Craft Script”.

Os dois primeiros “Grand Prix” do festival foram já entregues também hoje. O “GP for Good” foi entregue à McCann Health de Nova Deli, com o case “immunity charm”, que chama à atenção para a importância da vacinação das crianças afegãs. O GP de “Health & Welness” pertenceu à australiana ClemengerBBDO, por causa do trabalho “Meet Grahan”, que promete ser um dos trabalhos mais premiados em várias das categorias do festival. Já o júri de Pharma, optou por não entregar qualquer GP.

Quem hoje foi ao “Palais”, ou simplesmente deu uma passeada pela Croissette, encontrou um festival ainda a meio gás. Muitas das praias e espaços dos patrocinadores ainda se encontram fechados e muitos deles ainda estão a concluir pequenas obras. Só a própria praia do festival e a magnífica praia da Oracle, é que pareciam ter alguma vida.

A cidade que dentro de dois dias estará repleta de delegados dos Cannes Lions, ainda era hoje um misto de publicitários cansados da viagem até França, com turistas admirados por verem tantos publicitários concentrados na mesma cidade. Amanhã, parece, as coisas vão começar a aquecer.

Posto isto, vou ali beber um copo ao Martinez. Mas só um! Porque no bar mais icónico dos publicitários que visitam Cannes, a cerveja continua a 11€ o copo.

Até amanhã!

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cannes Lions 2017 – Dia 1 (Portugal Allez!)

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião