Espanha, Arábia Saudita e Japão acrescentam localidades à lista das melhores aldeias do mundo do Turismo da ONU

  • Servimedia
  • 21 Novembro 2024

Ínsa e Mura (Espanha), os castelos de Abo Noghta e Tabab (Arábia Saudita), e Amagi e Nishikawa (Japão) são agora considerados os melhores destinos rurais do mundo no reconhecimento do Turismo da ONU.

A ONU Turismo apresentou as “Melhores Aldeias Turísticas 2024”, uma seleção global das melhores aldeias que constituem um roteiro único de destinos de “sonho”. A Arábia Saudita, a Espanha e o Japão acrescentaram algumas destas aldeias à lista, que se destacam pelo seu compromisso com o turismo sustentável em harmonia com o seu ambiente.

Esta iniciativa, que começou em 2021, acrescentou 55 novas aldeias na edição de 2024. Os premiados foram avaliados em áreas como a preservação dos recursos naturais e culturais, a sustentabilidade económica, ambiental e social, o desenvolvimento turístico, a governação, as infraestruturas e a segurança, consolidando assim uma rede que se estende pelos cinco continentes e oferece destinos para todos os tipos de viajantes.

ESPANHA

Situada na província de Huesca, Aínsa é considerada uma das aldeias mais bonitas de Espanha. Além disso, Mura, na província de Barcelona, também foi galardoada nesta edição. No passado mês de maio, o Comité de Avaliação presidido pela Secretária de Estado do Turismo, Rosario Sánchez, escolheu as duas aldeias e outros quatro candidatos para apresentar a proposta à ONU Turismo nesta quarta edição do prémio.

Aínsa e Mura dispõem agora de um diploma ou placa atribuído pela organização, válido por três anos e renovável, que lhes dará visibilidade internacional como modelos de turismo rural. Este reconhecimento destaca o trabalho das localidades na preservação da sua paisagem, diversidade biológica e cultural, bem como a sua dedicação à promoção dos valores e atividades locais, refletindo um claro compromisso com a sustentabilidade nas suas dimensões económica, social e ambiental.

ARÁBIA SAUDITA

Os castelos de Abo Noghta e Tabab fazem agora também parte da lista de reconhecidos. Esta conquista está alinhada com o desenvolvimento do setor do turismo do país em torno do seu programa Visão 2030. Com esta estratégia, a Arábia Saudita pretende diversificar a sua economia, promovendo o turismo através do cuidado e preservação de áreas de interesse natural, cultural e social, bem como abrir o país a visitantes internacionais que queiram conhecer locais como os agora galardoados pelo Turismo da ONU.

A Visão 2030 prevê o desenvolvimento de destinos turísticos atrativos, a preservação do património cultural e o reforço das infra-estruturas para um melhor acolhimento dos turistas. Propõe ainda a implementação de vistos turísticos e a promoção de eventos e festivais como parte de uma estratégia global para atrair visitantes e dinamizar a economia local.

JAPÃO

Amagi e Nishikawa também estão na lista do Turismo da ONU. Em 2023, outras aldeias do país foram também reconhecidas pela agência: Biei, Hakuba e Shirakawa. A iniciativa “As Melhores Aldeias Turísticas” não só fornece um mapa global de aldeias e destinos excecionais, como também promove o turismo em zonas rurais, como estas aldeias japonesas, como forma de preservar as suas paisagens, riqueza cultural, valores e tradições locais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha, Arábia Saudita e Japão acrescentam localidades à lista das melhores aldeias do mundo do Turismo da ONU

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião