Juros portugueses aceleram com leilão de obrigações à vista
Taxas da dívida portuguesa avançam com a notícia de que o IGCP se prepara para anunciar novo leilão de dívida. Commerzbank antecipa financiamento a 5 e 10 anos num montante até 1.250 milhões.
Os juros das obrigações portuguesas estão a acelerar ao início da tarde com as notícias de que o IGCP se prepara para anunciar um novo leilão de dívida a realizar na próxima semana.
A yield associada às obrigações a dez anos somam 6,5 pontos base para 3,127%, o que corresponde ao nível mais elevado desde o final de maio. Também a cinco a taxa avança 2,6 pontos para 1,345%.
O ECO confirmou junto da agência que gere a dívida pública que está previsto o anúncio de uma nova operação de financiamento durante a tarde desta sexta-feira. Isto depois de dois operadores do mercado em Londres terem dito à Bloomberg que o IGCP estava a preparar-se para revelar nova ida aos mercados, com uma diferença: em vez de anunciar pelas 13h00, como costuma fazer normalmente, desta vez fará o anúncio pelas 16h30.
Juros a 10 anos em máximos de mais de um mês
Fonte: Bloomberg (valores em %)
O banco alemão Commerzbank espera um leilão de títulos a cinco e dez anos, num montante entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros.
Em antecipação a este anúncio, as taxas da dívida portuguesa sobem de forma considerável face a outros países da periferia. Embora a tendência de agravamento se verifique desde a manhã, intensificou-se nas primeiras horas da tarde desta sexta-feira. Os juros das obrigações espanholas a dez anos ganham três pontos base. Na mesma maturidade, Itália via as suas taxas agravarem-se em 5,5 pontos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Juros portugueses aceleram com leilão de obrigações à vista
{{ noCommentsLabel }}