Juros portugueses aceleram com leilão de obrigações à vista

Taxas da dívida portuguesa avançam com a notícia de que o IGCP se prepara para anunciar novo leilão de dívida. Commerzbank antecipa financiamento a 5 e 10 anos num montante até 1.250 milhões.

Os juros das obrigações portuguesas estão a acelerar ao início da tarde com as notícias de que o IGCP se prepara para anunciar um novo leilão de dívida a realizar na próxima semana.

A yield associada às obrigações a dez anos somam 6,5 pontos base para 3,127%, o que corresponde ao nível mais elevado desde o final de maio. Também a cinco a taxa avança 2,6 pontos para 1,345%.

O ECO confirmou junto da agência que gere a dívida pública que está previsto o anúncio de uma nova operação de financiamento durante a tarde desta sexta-feira. Isto depois de dois operadores do mercado em Londres terem dito à Bloomberg que o IGCP estava a preparar-se para revelar nova ida aos mercados, com uma diferença: em vez de anunciar pelas 13h00, como costuma fazer normalmente, desta vez fará o anúncio pelas 16h30.

Juros a 10 anos em máximos de mais de um mês

Fonte: Bloomberg (valores em %)

O banco alemão Commerzbank espera um leilão de títulos a cinco e dez anos, num montante entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros.

Em antecipação a este anúncio, as taxas da dívida portuguesa sobem de forma considerável face a outros países da periferia. Embora a tendência de agravamento se verifique desde a manhã, intensificou-se nas primeiras horas da tarde desta sexta-feira. Os juros das obrigações espanholas a dez anos ganham três pontos base. Na mesma maturidade, Itália via as suas taxas agravarem-se em 5,5 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros portugueses aceleram com leilão de obrigações à vista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião