Renfe, juntamente com os operadores suíço e belga, no “top 3” da pontualidade ferroviária na Europa
O recente estudo realizado pela ONG Transport & Environment (T&E) destaca a Renfe como o terceiro operador ferroviário mais pontual da Europa, colocando a empresa no “top 3” da pontualidade na Europa.
Com a SBB suíça em primeiro lugar e a SNCB belga em segundo. O estudo é a referência para a qualidade e o serviço dos operadores ferroviários na Europa, com a avaliação de 27 empresas públicas e privadas em 20 países europeus e uma análise exaustiva de oito variáveis-chave.
De acordo com a classificação, a SBB, liderada por Vincent Ducrot, a SNCB, de Thibaut Georgin, e a Renfe, de Raül Blanco, destacam-se pela pontualidade. A fiabilidade do serviço é considerada um dos fatores essenciais para os passageiros, e o top 3 europeu demonstra ser uma opção fiável no mercado europeu, onde a falta de fiabilidade é evidente nos restantes 25 operadores analisados.
O transporte ferroviário em geral, incluindo o operado pela Renfe, é uma alternativa significativamente mais ecológica em comparação com outros modos, como o avião ou o automóvel. Por exemplo, uma viagem entre Madrid e Barcelona gera até 18 vezes menos emissões de CO₂ por passageiro do que um voo equivalente, de acordo com o cálculo do EcoPassenger citado no relatório. Este atributo faz do comboio um elemento-chave na redução do impacto ambiental dos transportes no nosso país.
Apesar dos seus três pontos fortes em matéria de pontualidade, o estudo identifica igualmente domínios em que a Renfe pode melhorar. Entre elas, destaca-se a necessidade de aumentar a antecedência com que os bilhetes são postos à venda e de flexibilizar as políticas de cancelamento. Além disso, a falta de comboios noturnos e as restrições ao transporte de bicicletas nos seus comboios são áreas a melhorar, de acordo com o relatório. Nestes aspetos, o líder é a Trenitalia, que oferece extensas rotas noturnas e políticas favoráveis aos ciclistas.
Outro fator analisado no estudo é o prémio. Embora a Renfe não esteja entre as opções mais baratas, também não é a mais cara. Neste sentido, o estudo sublinha a importância de políticas que permitam nivelar as condições de concorrência entre comboios e aviões, como a tributação das companhias aéreas pelo seu impacto ambiental.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Renfe, juntamente com os operadores suíço e belga, no “top 3” da pontualidade ferroviária na Europa
{{ noCommentsLabel }}