Arábia Saudita aumenta em 61% as chegadas de turistas a nível mundial em 2024
A ONU Turismo prevê uma recuperação total do sector até ao final deste ano, de acordo com os dados do último Barómetro do Turismo Mundial.
A Arábia Saudita está entre os 60 dos 111 destinos que ultrapassaram os números de chegadas de 2019 nos primeiros oito a nove meses de 2024, de acordo com a ONU Turismo. É também um dos destinos com melhor desempenho durante este período, com um aumento nas chegadas de até 61% em relação aos números pré-pandémicos.
Em 2023, o país já atingiu o seu objetivo turístico para 2030, sete anos antes do previsto, alcançando o ambicioso número de mais de 100 milhões de visitantes, tanto no turismo doméstico como no internacional. Desde o lançamento do seu programa Visão 2030, a Arábia Saudita tornou-se mais aberta ao acolhimento de pessoas de todo o mundo. Com a introdução do visto eletrónico em 2019, milhões de visitantes foram atraídos para o destino, ajudando a criar empregos e a impulsionar o crescimento económico local. Investimentos bilionários de 746 mil milhões de euros em novos destinos e projetos como o Neom fizeram com que o país já tenha ultrapassado os seus números de turismo de 2019 e continue a trabalhar para os aumentar.
Globalmente, a ONU Turismo projeta uma recuperação total do setor até ao final deste ano de 2024, de acordo com os dados mais recentes do Barómetro do Turismo Mundial. Nos primeiros nove meses de 2024, foram registados 1,1 mil milhões de turistas internacionais, atingindo 98% dos níveis anteriores à pandemia.
A organização também acrescentou uma localidade da Arábia Saudita à sua lista das melhores aldeias do mundo: os castelos de Abo Noghta e Tabab. Em 2024, a ONU Turismo acrescentou mais 55 numa seleção global das melhores aldeias que compõem um roteiro único de destinos de sonho. Os premiados são avaliados em áreas como a preservação dos recursos naturais e culturais, a sustentabilidade económica, ambiental e social, o desenvolvimento turístico, a governação, as infra-estruturas e a segurança, consolidando assim uma rede que se estende pelos cinco continentes e oferece destinos para todos os tipos de viajantes.
Este reconhecimento está em linha com o objetivo de impulsionar o setor do turismo no território em torno da Visão 2030, que prevê o desenvolvimento de destinos turísticos atrativos, a preservação do património cultural e o reforço das infra-estruturas para um melhor acolhimento dos turistas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arábia Saudita aumenta em 61% as chegadas de turistas a nível mundial em 2024
{{ noCommentsLabel }}