EDP Renováveis avança com um novo aumento de capital em 2025

EDP Renováveis vai voltar a fazer um aumento de capital por incorporação de reservas através do seu programa de scrip dividend, mediante um pay-out de 40% de um dividendo de 8 cêntimos por ação.

A EDP Renováveis (EDPR) EDPR 1,83% pretende dar continuidade ao seu programa de remuneração flexível aos acionistas, conhecido como scrip dividend, para este ano. Esta decisão, que segue a linha das propostas apresentadas em 2023 e 2024 pela equipa de Miguel Stilwell, será submetida à aprovação na próxima Assembleia Geral Ordinária de Acionistas, refere a empresa em comunicado ao mercado.

O Conselho de Administração da EDPR decidiu propor a manutenção do programa de scrip dividend com um pay-out de 40%, que se traduz num dividendo proposto de 8 cêntimos por ação. Este mecanismo oferece aos acionistas a opção de receber o seu dividendo em novas ações da empresa, em dinheiro, ou numa combinação de ambos.

Este anúncio surge no seguimento da apresentação das contas de 2024, que revelaram um prejuízo de 556 milhões de euros em 2024, que compara com um lucro de 309 milhões de euros obtidos no ano anterior.

O programa de scrip dividend da EDPR funciona através de um aumento de capital por incorporação de reservas. Os acionistas recebem direitos de subscrição gratuitos, correspondentes às ações que detêm. Estes direitos podem posteriormente ser negociados no mercado durante um período definido ou utilizados para receber novas ações da empresa.

A flexibilidade do script dividend permite à EDP Renováveis otimizar a sua estrutura de capital e reinvestir na empresa, enquanto oferece aos acionistas a liberdade de escolher a forma de remuneração que melhor se adequa às suas necessidades.

A EDP, que detém 71,3% do capital da EDPR, já anunciou ao mercado que, à semelhança da decisão que tomou no ano passado e em 2023, pretende voltar a receber as ações da EDPR correspondente à sua posição na empresa, ao abrigo desse programa e, como tal, não irá vender os direitos de incorporação que lhe sejam atribuídos.

“Esta intenção reflete a importância estratégica que a EDPR continua a ter para a EDP e para a execução do seu plano de negócios, dando prioridade ao reinvestimento do cash-flow em crescimento rentável”, refere a EDP em comunicado.

Para os acionistas, que preferirem receber o dividendo em dinheiro, a EDPR compromete-se a comprar os direitos de subscrição a um preço fixo garantido. Este preço é calculado segundo a fórmula estabelecida na proposta e será anunciado antes do início do período de negociação dos direitos.

A flexibilidade deste programa permite à EDPR otimizar a sua estrutura de capital e reinvestir na empresa, enquanto oferece aos acionistas a liberdade de escolher a forma de remuneração que melhor se adequa às suas necessidades. Além disso, o scrip dividend pode proporcionar vantagens fiscais para alguns investidores, dependendo da jurisdição aplicável.

A implementação deste programa está sujeita à aprovação da Assembleia Geral de Acionistas e às condições de mercado vigentes na altura da execução.

Ações da EDP Renováveis em bolsa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP Renováveis avança com um novo aumento de capital em 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião