Nova seguradora chinesa para elétricos faz 114 mil apólices no primeiro mês
Uma nova companhia, mais institucional, foi lançada em 25 de janeiro para ultrapassar a recusa ou altos prémios cobrados pelas seguradoras chinesas na cobertura de veículos elétricos.
Até esta terça-feira, uma nova plataforma de seguros dedicada a garantir uma cobertura adequada para veículos de nova energia (NEV), contratou seguros de 114.000 automóveis elétricos, afirma o jornal China Daily com base na informação dos promotores, a Associação de Seguros da China e a Bolsa de Seguros de Xangai.
Lançada a 25 de janeiro, a plataforma atraiu, até esta quinta-feira, 185 mil utilizadores registados e forneceu cobertura de seguros no valor em yuans equivalente a 1.317 milhões de dólares.
O jornal refere que os proprietários de NEV têm enfrentado prémios elevados e o risco de verem negada a cobertura, enquanto as seguradoras lidam com crescentes prejuízos financeiros devido aos altos custos de reparação dos NEVs.
As seguradoras que participam na plataforma estão proibidas de recusar cobertura. Assim, arriscam lidar com os maiores problemas sentidos com os NEV como o risco de deterioração, sobre-aquecimento e incêndio nas baterias, reparações de baterias, de sensores e de eletrónica avançada e até de um novo comportamento na condução caracterizado por carregamentos frequentes e viagens mais curtas.
O setor de NEVs na China tem registado um rápido desenvolvimento nos últimos anos. Até ao final de 2024, o parque de NEV em circulação no país atingiu 31,4 milhões, segundo dados do Ministério da Segurança Pública da China.
A nova companhia, quase institucional, ocupou rapidamente um espaço até agora controlado pelo seguro NEV Solutions da Ping An, do NEV INsurance da CPIC (China Pacific Insurance), da Tesla Insurance e de muitas insurtech que aproveitaram este novo segmento de mercado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nova seguradora chinesa para elétricos faz 114 mil apólices no primeiro mês
{{ noCommentsLabel }}