Portugal “está absolutamente inclinado para Lisboa”, considera ministro das Infraestruturas
"O barato sai caro se não tivermos uma visão integrada", considera o governante, que falava no Congresso Rodoferroviário Português, a decorrer em Lisboa até dia 15.
“O território está absolutamente inclinado para Lisboa, temos que o reequilibrar para a Área Metropolitana do Porto, e depois fazer um reequilíbrio para o resto do território e cada um tem a sua especificidade”. O ministro das infraestruturas e Habitação, em declarações nesta terça-feira no Congresso Rodoferroviário Português, defende ainda ser necessário “potenciar ao máximo os investimentos em termos de infraestruturas”, que Pinto Luz admite que não são baratos, “mas são investimentos no futuro de todos nós”.
“O barato sai caro se não tivermos uma visão integrada”, reiterou o ministro, defendendo que o Governo que sair das eleições de 18 de maio deve ter em conta este desafio.
Na sua intervenção na abertura deste congresso, que decorre até dia 15, o ministro falou ainda sobre a sustentabilidade económico-financeira das infraestruturas que se constroem, dando como exemplo a discussão à volta das portagens.
“Grande parte destas infraestruturas que alimentam o tecido territorial injustiçado não têm tráfego suficiente para sustentabilidade económico-financeira, é uma não discussão, não há equilíbrio e repartição de risco equilibrada como temos nas áreas metropolitanas”, apontou Pinto Luz.
O governante abordou também a situação da região em torno do futuro aeroporto Luís de Camões, na zona de Alcochete. A localização está “absolutamente definida e cristalizada”, pelo que já é possível definir território com uma visão estrutural. Para o ministro, não podem ser criados “guetos onde há grandes infraestruturas” que depois podem não ter impactos se não existir uma visão geral.
Já quanto ao investimento na ferrovia, referiu a “aposta nos centros logísticos no território, para a alta velocidade não cair de para-quedas num território não infraestruturado”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal “está absolutamente inclinado para Lisboa”, considera ministro das Infraestruturas
{{ noCommentsLabel }}