Aumento de capital da REN feito até ao fim do ano

  • Lusa
  • 4 Outubro 2017

Rodrigo Costa quer concluir até ao final do ano o aumento de capital para a compra da EDP Gás.

O presidente executivo da REN, Rodrigo Costa, pretende concluir até ao final do ano o aumento de capital para pagar parcialmente o financiamento feito para a aquisição, por 532,4 milhões de euros, da EDP Gás.

A REN – Redes Energéticas Nacionais concluiu hoje a aquisição da totalidade da EDP Gás por 532,4 milhões de euros, um investimento que levou a empresa liderada por Rodrigo Costa a recorrer a um contrato de financiamento com um sindicato bancário nesse montante.

Esse montante será “parcialmente refinanciado”, através de um aumento de capital até 250 milhões de euros, com direito de preferência aos acionistas, que, segundo disse Rodrigo Costa à agência Lusa, deverá acontecer “nos próximos meses, até ao final do ano”.

Dado o financiamento e o aumento de capital, o presidente executivo da REN estima que a aquisição da EDP Gás signifique uma subida da dívida da empresa gestora das redes energéticas nacionais (eletricidade e gás) em 282,4 milhões de euros.

Em declarações à Lusa, Rodrigo Costa defendeu que esta é uma “boa oportunidade de investimento” e que “é um prolongamento natural da atividade da REN”, que além de operar na área da alta tensão (transporte de eletricidade), está presente também na área do gás natural.

Para o presidente da REN, a empresa e a sua massa crítica são reforçadas com este negócio, que revela também que Portugal “é uma oportunidade de investimento”.

A EDP Gás tem cerca de 80 colaboradores e centra a sua atividade no desenvolvimento e exploração da rede pública de distribuição de gás natural na região litoral norte de Portugal (29 concelhos dos distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo), com uma rede de 4.460 quilómetros e 345.637 pontos de ligação, sobre a qual operam 10 comercializadores.

Rodrigo Costa disse que a EDP Gás, agora detida pela REN, “manterá o seu cariz regional, e contará com o suporte necessário para continuar a potenciar o talento e as competências existentes na empresa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aumento de capital da REN feito até ao fim do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião