O que é barato, sai caro

A política salarial na CGD está alinhada com a dos outros grandes bancos do sistema. Se cumprir aquilo para que foi contratado, António Domingues pode até sair barato aos contribuintes.

António Domingues vai ganhar 423 mil euros por ano na Caixa Geral de Depósitos, quase o dobro do seu antecessor, José de Matos. E se cumprir os objetivos que lhe forem propostas, poderá ganhar mais 210 ml euros/ano. É um salário injustificado face à situação que o país ainda vive? A resposta fácil, e populista, é alinhar na crítica simplista e ruidosa. Não é a resposta correta.

A política salarial da CGD decidida pelo anterior governo era esquizofrénica, tinha um teto, com o salário do primeiro-ministro, mas exceções que punham lado a lado administradores com as mesmas responsabilidades e salários (muito) diferentes. Agora, há um quadro geral conhecido.

Quais são as condições necessárias para tornar a política salarial da CGD, um banco público, aceitável do ponto de vista económico e social?

  1. Uma empresa em concorrência no mercado
  2. Um plano conhecido e metas definidas no início de cada mandato
  3. Uma política salarial alinhada com a média dos outros bancos do sistema
  4. A existência de um mercado de ‘banqueiros’.

António Domingues cumpre as quatro condições: A CGD tem de concorrer no mercado com todos os outros bancos privados, tem um plano definido pelo acionista, que, já agora, deve ser apresentado ao mercado como qualquer empresa, o salário de 423 mil euros está a meio na tabela salarial dos principais bancos e António Domingues foi contratado a um concorrente, o BPI.

É claro que se a administração deve ser remunerada de acordo com os objetivos e com regras de mercado, é obrigatório que todos os trabalhadores estejam, também, debaixo desse regime.

O Governo vai pôr nas mãos de António Domingues cerca de cinco mil milhões de euros em capital, dos quais até 2,7 mil milhões saem diretamente dos contribuintes. Se cumprir aquilo para que foi contratado, o salário de António Domingues até sairá barato.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O que é barato, sai caro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião