Lisboa respira de alívio após quatro sessões em queda

As ações do BCP recuperaram significativamente esta quarta-feira, um contributo decisivo para o PSI-20 ficar acima da linha de água depois de quatro sessões em terreno negativo.

A sessão desta quarta-feira meteu um ponto final num período de queda da bolsa lisboeta. O PSI-20 ficou acima da linha de água graças à valorização das ações do BCP, e também da Jerónimo Martins e da Galp. Em terreno negativo continuam os CTT cujas ações voltaram a cair.

O PSI-20 valorizou 0,09% esta quarta-feira para os 5.618,69 pontos. Esta foi a primeira sessão em terreno positivo após quatro sessões seguidas a desvalorizar. A bolsa lisboeta destoou da tendência negativa da maior parte das praças europeias, incluindo o Stoxx 600 que caiu 0,13%. Na Europa, as empresas de media e telecomunicações, tal como a Altice, sofreram quedas significativas.

O principal índice português respirou de alívio graças ao BCP. As ações do banco valorizaram 1,14% para os 29,24 cêntimos por título, após cinco sessões em queda. Além do BCP, os títulos da EDP Renováveis, da Galp Energia e da Jerónimo Martins valorizaram na sessão desta quarta-feira.

Os ganhos do BCP da Jerónimo Martins e da Galp foram os principais responsáveis por esta overperformance da bolsa portuguesa face às demais praças europeias“, referem os analistas do BPI no comentário de fecho.

Do lado negativo destacam-se as ações dos CTT e da EDP. Os Correios de Portugal desvalorizaram 0,85% para os 3,49 euros. “Os CTT voltaram a perder terreno, numa altura em que a empresa continua a ser um dos alvos das atenções, com vários artigos a apontarem para a deterioração da qualidade do serviço postal nos últimos anos”, assinala o comentário de fecho do BPI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa respira de alívio após quatro sessões em queda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião