Galp baixa preços como no mercado regulado. Só a EDP subiu a luz

Enquanto a EDP subiu, Endesa e a Goldenergy não mexeram. A Iberdrola baixou, sendo que a Galp Energia vai fazer o mesmo. A redução está alinhada com a baixa observada no mercado regulado.

A EDP Comercial surpreendeu ao anunciar um aumento dos preços da eletricidade, num ano de queda dos valores no mercado regulado. A líder do mercado foi, no entanto, a única a elevar os valores cobrados aos seus clientes. A Endesa e a Goldenergy não mexeram, já a Iberdrola cortou-os em 2,4%. Agora, a Galp Energia revela que vai baixar as tarifas, seguindo a tendência do que aconteceu no regulado. A redução é de 0,18%.

“Procedemos à atualização anual do nosso tarifário de eletricidade, neste caso para o ano de 2018, com uma diminuição média de 0,18% face aos preços finais praticados em 2017“, refere fonte oficial da Galp Energia. “Esta revisão reflete o efeito conjugado da descida das tarifas de acesso às redes e do aumento do preço médio de aquisição de energia no MIBEL (Mercado Ibérico de Energia Elétrica)”, salienta na carta que está a ser enviada aos clientes.

Esta decida de 0,18% vai entrar em vigor a 28 de janeiro. Entre as grandes operadoras do mercado liberalizado de energia faltava apenas saber o que iria a Galp Energia fazer às suas tarifas, isto depois de tanto a Endesa como a Goldenergy terem decidido manter os valores de comercialização para este ano. A Iberdrola, por seu lado, respondeu à EDP com uma descida nos valores exigidos aos clientes.

“Continuando a consolidar-se como alternativa clara em Portugal, a Endesa Energia não irá proceder ao aumento de preços da sua energia”, revelou a empresa que tem 4,1% de quota de mercado. “Tentamos acomodar as variações do mercado grossista e não passar esses custos para os nossos clientes. Estamos preparados para oferecer condições positivas não subindo os preços no próximo ano”, afirmou Nuno Moreira, da Goldenergy, ao ECO. A empresa tem 1,9% do mercado liberalizado.

"Procedemos à atualização anual do nosso tarifário de eletricidade, neste caso para o ano de 2018, com uma diminuição média de 0,18% face aos preços finais praticados em 2017.”

Galp Energia

Fonte oficial

Ao ECO, fonte oficial da Iberdrola, que tem 2,7% do mercado, revelou que a empresa vai avançar com uma redução dos preços médios que pode traduzir-se numa descida entre os 2,3% e os 2,4% do valor da fatura dos consumidores, assistindo-se, assim, a uma descida praticamente da mesma dimensão daquela em que a EDP Comercial aumentou o valor da eletricidade.

Foi a 28 de dezembro que a EDP revelou que iria aumentar o preço da eletricidade em média 2,5%, este ano. Segundo o presidente da EDP Comercial, Miguel Stilwell, a principal razão para esta subida média de 2,5% das tarifas em 2018 é o “aumento de preços da energia no mercado grossista em 24% no último ano”, em grande parte devido à seca e ao incremento do preço do carvão.

Este aumento de preços por parte da líder de mercado chocou com a descida anunciada para o mercado regulado. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propôs que os preços baixassem em 0,2% a partir de 1 de janeiro de 2018. “A variação entre 2017 e 2018 das tarifas de venda a clientes finais em Baixa Tensão Normal (BTN) dos comercializadores de último recurso proposta ao Conselho Tarifário é de uma redução de 0,2%“, disse o regulador.

“Nos cálculos para a definição da variação tarifária no mercado regulado foi considerado um aumento da componente energia de 6,4%”, afirmou, à data, a ERSE. Esta variação é explicada com “os preços médios de energia elétrica para 2018 no mercado grossista de eletricidade OMIP”, sendo a perspetiva muito diferente da da EDP. A elétrica estima um aumento de 24% no custo da energia, ou seja, quatro vezes maior do que o do regulador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp baixa preços como no mercado regulado. Só a EDP subiu a luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião