E por falar em Empreendedorismo. Gostava de saber mais sobre o “ClikTime”?

  • ECO + Santander Totta
  • 28 Outubro 2016

O Banco Santander Totta patrocina o primeiro prémio nacional do Poliempreende - Projetos de Vocação Empresarial.

Na 13ª edição do Poliempreende, o vencedor foi o ClikTime, um dispositivo médico utilizado nos acessos vasculares visando a otimização dos cuidados de saúde, podendo prevenir complicações associadas ao uso de cateteres venosos.

Este produto pretende contribuir para o controlo dos fatores influenciadores do aparecimento de infeções hospitalares associadas a este tipo de dispositivos.

Um dos fatores mais importantes nestas infeções é a falha no controlo dos tempos de permanência destes.

Assim, através da implementação deste dispositivo, poder-se-á reduzir a taxa do erro associada às práticas de saúde proporcionando um melhor controlo, sendo de fácil utilização.

O pedido provisório de Patente já foi efetuado.

O ClikTime foi desenvolvido por Diogo Marques, Gabriella Pimenta, Inês Maximino, Manuela Salvador, Tiago Silva, Jimmy Martins, Ana Cristina Santos, Rosa Melo e João Graveto, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

O que é o Poliempreende?

É um projeto que tem como missão promover o desenvolvimento de competências empreendedoras de vocação empresarial. O projeto incorpora um concurso de ideias e planos de negócios, fomentando a criação de empresas baseadas no conhecimento, contribuindo desta forma para o desenvolvimento regional.

A iniciativa tem como objetivo incutir e estimular o empreendedorismo, bem como proporcionar saídas profissionais de preferência através da criação da própria empresa. É um projeto concebido para promover a mudança de atitudes no meio académico, levando os participantes a introduzir nas suas atividades regulares o desenvolvimento e a aplicação de métodos para a valorização do conhecimento gerado.

Paralelamente, contribui para o enriquecimento curricular dos participantes. Está orientado para dar à sociedade e à economia um forte e sério contributo através da constituição de empresas de cariz inovador e implantação regional, fomentando o empreendedorismo nas regiões de influência das instituições de ensino politécnico e das PME criadas no âmbito do Poliempreende.

De realçar que o Poliempreende foi o vencedor nacional na categoria de “Investimento em Competências Empreendedoras dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial” (2013), organizado em Portugal pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).

Atualmente, o Poliempreende é promovido por 19 instituições de ensino superior politécnico, das quais 14 Institutos Politécnicos (IPBeja, IPBragança, IPCastelo Branco, IPCávado e do Ave, IPCoimbra, IPGuarda, IPLeiria, IPLisboa, IPPortalegre, IPSantarém, IPSetúbal, IPTomar, IPViana do Castelo, IPViseu), 3 escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Náutica Infante D. Henrique) e as escolas politécnicas das universidades de Aveiro e Algarve.

A coordenação nacional do Poliempreende é rotativa, estando a edição deste ano (a 13ª) a cargo do Instituto Politécnico de Setúbal.

Prémios

No concurso, tanto nas fases regionais como na fase nacional, são atribuídos prémios monetários aos três primeiros premiados. Todos os vencedores dos concursos regionais têm a possibilidade de participar numa semana nacional, organizada pelo coordenador dessa edição, e que para além de proporcionar a visita a empresas da região e o contacto com empresários, é também um espaço de networking entre equipas e coordenadores de cada uma das instituições participantes.

De 12 Edições do Projeto Poliempreende já resultaram:

  • 1.105 projetos, com a participação de 3.209 alunos, a criação de 62 empresas (taxa de sobrevivência = 71%) e o registo de 83 patentes
  • 5.874 alunos em oficinas de formação (E1, E2) e 243 formações em empreendedorismo
  • Mais de 100 professores beneficiários de formação específica
  • Estudos avaliativos do trabalho desenvolvido (Ex: o lançamento do livro “Empreendedorismo e Motivações Empresariais no Ensino Superior”).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E por falar em Empreendedorismo. Gostava de saber mais sobre o “ClikTime”?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião