Hoje nas notícias: CaixaBI, descentralização e turismo

  • Juliana Nogueira Santos
  • 4 Abril 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O plano de reestruturação do banco de investimento CaixaBI e o acordo entre PSD e Governo que atribuirá 1,2 mil milhões às Câmaras pela transferência de competências são duas das notícias que fazem as manchetes dos jornais nacionais. A pressão turística nas cidades do Porto e Lisboa está também em destaque.

CGD avança com plano de reestruturação para CaixaBI

O banco de investimento CaixaBI vai passar por uma reestruturação, que vai intensificar a sua integração operacional e comercial com a Caixa Geral de Depósitos. Depois de ter perdido 23,5% da força de trabalho em 2017, as áreas da informática e contabilidade vão ser as mais afetadas. Fonte oficial do banco público diz que a autonomia do banco de investimento não está em causa. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Capa do Jornal de Negócios de 4 de abril de 2018.Jornal de Negócios

Acordo entre PSD e Governo traz 1,2 mil milhões de euros anuais às Câmaras

O acordo que prevê a transferência de novas competências do Estado central para as autarquias segue acompanhado de um cheque anual de 1,2 mil milhões de euros. Este é o resultado das negociações entre o Ministério da Administração Interna, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e, desde que Álvaro Amaro foi nomeado como representante das negociações para a descentralização, o PSD de Rui Rio. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Quem tem rendimentos baixos pode reaver imposto sobre poupanças

Os trabalhadores que estão dispensados de IRS por serem dependentes ou reformados com baixos rendimentos podem recuperar o imposto sobre as poupanças se optarem por entregar a declaração do IRS e incluir os valores que receberam de juros ou mesmo de rendas. A maioria dos rendimentos está sujeita a uma taxa de 28%, retida quando os juros de um depósito ou de outra aplicação financeira caem na conta. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Pressão turística em Lisboa e Porto superior a Londres

Segundo contas do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, a pressão turística registada nas cidades portuguesas de Lisboa e do Porto são superiores às de cidades como Londres, Praga ou Barcelona. O indicador é calculado através da proporção entre os habitantes das cidades e o número anual de turistas, para concluir que os visitantes que afluem a Lisboa são nove vezes superiores aos moradores, sendo que o Porto é oito vezes superior. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado).

Capa do Jornal de Notícias de 4 de abril de 2018.Jornal de Notícias

Justiça investiga burla milionária na RTP

A RTP e dois dos seus administradores apresentaram queixa contra incertos por falsificação de contratos e assinaturas, devido ao buraco de dois milhões de euros deixado pela produção de alguns episódios da série Ministério do Tempo. Os acordos de produção foram assinados pela empresa Just Cine, que detém a produtora Just Up, e que ficou em dívida com bancos e a empresa espanhola que detém os direitos da série, a Veralia. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: CaixaBI, descentralização e turismo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião