BCP dispara 5% e dá gás à bolsa. Milão avança 1% à espera de solução política

Movimento 5 Estrelas fez uma nova tentativa para formar um governo de coligação em Itália, animando bolsas. Em Lisboa, é o BCP quem volta a dar um ar de sua graça.

Pela segunda sessão consecutiva, são as ações do BCP quem está a dar gás à bolsa portuguesa, enquanto em Milão os investidores voltam a ter apetite pelo risco à espera de uma solução para o impasse no Governo italiano.

O PSI-20, o principal índice português, está a ganhar 1,06% para 5.501,30 pontos. Na passada terça-feira, a praça portuguesa registou a pior sessão do ano por causa dos momentos de tensão em Itália. Mas há duas sessões que observa ganhos, à boleia do banco liderado por Miguel Maya. O títulos do BCP avançam 4,87% para 0,2585 euros, mantendo a tendência de recuperação após perdas de 15% na última semana.

Esta quarta-feira os acionistas deram início a um novo ciclo na instituição financeira. “Temos de revitalizar o banco. É isso que temos de fazer. Mas quero discutir com os colegas e depois em conselho de administração. Aí sim apresentaremos ao mercado o plano estratégico”, disse Maya depois de ver o seu nome aprovado para CEO. Só falta a luz verde do Banco Central Europeu para ver o seu nome confirmado.

Apenas três cotadas estão a abaixo da linha de água e travam uma maior ambição em Lisboa. A EDP perde 0,41%, a EDP Renováveis cede 0,19% e a Corticeira Amorim recua 0,17%.

Entre as grandes cotadas, destaque para a Galp e a Jerónimo Martins, que valorizam 0,79% e 0,11%, respetivamente.

Lá por fora, sinais de algum apaziguamento em Itália — e que de resto já se fez sentir ontem em Wall Street — vêm do FTSE-Mib de Milão. O benchmark italiano ganha 0,60%. Isto acontece depois de o Movimento 5 Estrelas ter feito um novo esforço para formar um governo de coligação com a Liga italiana, tendo pedido ao eurocético Paolo Savona para desistir da sua corrida ao cargo de ministro da Economia. Foi por causa de Savona que o Presidente italiano retirou o tapete aos dois partidos, que tinha acordado no nome do primeiro-ministro.

“Parece que pelo menos o Movimento 5 Estrelas está a fazer um esforço para formar um governo. Aparentemente, têm um dia para o fazer”, comentou o estratego do banco ING, Martin van Vliet, à agência Reuters. “O mercado está a acelerar na esperança de que novas eleições sejam evitadas”, acrescentou.

Em Frankfurt, o DAX-30 perde 0,49%. Mas o sentimento geral no Velho Continente é marginalmente positivo, com o Stoxx 600 a somar 0,09%.

(Notícia atualizada às 12h23 com novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP dispara 5% e dá gás à bolsa. Milão avança 1% à espera de solução política

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião