Todos os carros a diesel poluem mais do que o permitido na Europa. Emissões são o dobro do limite

Testes a mais de 700 mil automóveis e a 4.850 modelos em toda a Europa mostram que as emissões são sempre superiores ao permitido. Em condições reais, gases são o dobro da norma europeia.

Os motores a gasóleo poluem… e muito. A conclusão é da International Council on Clean Transportation (ICCT), a organização norte-americana sem fins lucrativos que expôs as emissões falseadas da Volkswagen, depois de realizar testes a quase cinco mil modelos a diesel. Nenhum destes novos automóveis conseguiu cumprir com os limites de emissões de gases definidos na União Europeia (UE) em condições reais de condução.

Foram realizados testes a mais de 700 mil automóveis e a 4.850 modelos em toda a Europa, procurando dar informação fiável sobre as emissões de óxido de azoto dos motores a gasóleo. Os resultados “confirmaram os piores receios em relação aos carros a gasóleo”, diz a ICCT, citada pelo Financial Times (acesso pago).

A ICCT diz que os motores a gasolina mais potentes apresentaram 1,5 vezes mais emissões do que o limite, mas os diesel fizeram bem pior. Mesmo os mais “amigos do ambiente”, que cumprem a norma Euro 6, registaram mais do dobro do permitido em testes realizados em condições reais de utilização. Os Euro 5, a norma antiga, apresentaram emissões 18 vezes superior ao definido na UE.

Podemos concluir que praticamente todos os motores a gasóleo com a norma Euro 6 não são limpos“, diz o estudo da ICCT que vem, assim, aumentar a pressão sobre os motores a gasóleo. A “guerra” contra os diesel intensificou-se depois do escândalo de manipulação de emissões da Volkswagen, conhecido como dieselgate.

Ainda recentemente, Elzbieta Bienkowska, comissária europeia com as pastas do mercado interno, indústria, empreendedorismo e PME, veio afirmar que “os carros a diesel estão acabados”. A responsável polaca classificou mesmo esta de “uma tecnologia ultrapassada”, rematando que “dentro de poucos anos eles [carros com motores a gasóleo] irão desaparecer completamente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Todos os carros a diesel poluem mais do que o permitido na Europa. Emissões são o dobro do limite

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião