BE quer conhecer influência de vistos gold na especulação imobiliária

  • ECO
  • 23 Junho 2018

O deputado José Manuel Pureza diz que o Bloco de Esquerda quer conhecer "com rigor" o impacto do regime dos vistos gold na especulação imobiliário em Lisboa e no Porto.

Depois de ter apresentado um projeto de lei que pretende eliminar os vistos gold, o Bloco de Esquerda quer agora conhecer “com rigor” a influência desse regime “no aumento dos preços da habitação” em Lisboa e no Porto.

Ao Diário de Notícias, o deputado José Manuel Pureza avança que o partido enviou um requerimento ao Governo com dois objetivos: obter “informação rigorosa por concelhos de cada área metropolitana relativamente à atribuição de vistos para compra de imobiliário” e conhecer a avaliação “do impacto desta medida em matéria de inflação dos preços da habitação”, isto é, conhecer o efeito deste regime na “especulação imobiliária”.

No requerimento em causa, o partido defende mesmo que “a especulação está a escorraçar dos centros urbanos e do acesso à habitação faixas da população, como os/as jovens e as pessoas idosas”, daí a importância desta análise. Mais, de acordo com o deputado, só com “informação rigorosa” será possível à sociedade e ao Parlamento avaliar esta medida.

Além do setor imobiliário, os bloquistas também querem saber “quantos postos de trabalho” foram criados, em que setores e com que “relação de proximidade com esses vistos gold”.

Recorde-se que, depois do anúncio do projeto de lei bloquista, o ministro dos Negócio Estrangeiros considerou que este é um programa importante para Portugal porque tem atraído investimento. Ainda assim, em entrevista à TSF, Augusto Santos Silva reconheceu que o regime tinha sido usado apenas “residualmente”, no que diz respeito à criação de emprego.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BE quer conhecer influência de vistos gold na especulação imobiliária

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião