Bancos da UE precisam de 24.500 milhões para cumprir requisitos de capitalização até 2027

  • Lusa
  • 4 Outubro 2018

O aumento da liquidez deve-se a "um aumento dos ativos líquidos de qualidade" entre os bancos, mas a ABE adverte para o risco de terem os seus ativos líquidos em diferentes divisas.

Os bancos da União Europeia precisam de 24.500 milhões de euros para cumprir os requisitos de capitalização fixados em Basileia III, novo marco regulador do setor financeiro que entrará em vigor em pleno em 2027, foi esta quinta-feira anunciado.

O número foi calculado pela Autoridade Bancária Europeia (ABE), que esta quinta-feira publicou dois relatórios, um sobre os requisitos de capital no contexto daquela nova normativa e outro sobre o estado de liquidez das entidades a 31 de dezembro de 2017.

“Para cumprir com o novo marco, os bancos da UE vão precisar de 24.500 milhões de euros de capital total, dos quais 6.000 milhões de euros serão de capital CET1 (comum) adicional“, sublinha a ABE.

Quanto ao “rácio de cobertura da liquidez”, a ABE, que analisou os dados de 158 bancos, sublinha que este era, em finais de dezembro de 145%, “materialmente acima do limite mínimo de 100%”.

O aumento da liquidez deve-se a “um aumento dos ativos líquidos de qualidade” entre os bancos, a maioria dos quais são dinheiro em ‘cash’ e reservas de bancos centrais acessíveis, assim como títulos financeiros.

A ABE adverte, contudo, para o risco de algumas entidades terem os seus ativos líquidos em diferentes divisas, o que poderia representar dificuldades no caso de ser preciso mudá-las, em momentos de crises adversas.

Em relação ao impacto da plena implementação da normativa Basileia III, a ABE, que para este exercício analisou os dados de 101 bancos, prevê que as entidades europeias terão de aumentar numa média de 16,7% o capital mínimo requerido – o “Tier 1”.

A normativa Basileia III, que se aplica em diferentes fases, é um marco regulador acordado a nível internacional como resposta à crise creditícia de 2007, com o objetivo de reforçar a solvência, a supervisão e a gestão do risco do setor bancário e financeiro.

Formada em 2011 para regular a banca europeia, a ABE tem atualmente sede em Londres, se bem que esta deverá ser mudada para Paris quando se concretizar o “Brexit” ou saída do Reino Unido da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos da UE precisam de 24.500 milhões para cumprir requisitos de capitalização até 2027

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião