5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

INE apresenta estimativa rápida do PIB, num momento de stress na dívida. No Reino Unido, o governador explica-se aos deputados, enquanto a Vodafone explica uma multa de cinco milhões.

Quanta riqueza produzimos? E na zona euro? O INE e o Eurostat apresentam as estimativas rápidas sobre a evolução da economia no último trimestre. No Reino Unido, o governador do Banco de Inglaterra presta contas aos deputados, enquanto a Vodafone presta literalmente contas aos mercados, depois de ter recebido uma multa de cinco milhões.

Quanto produzimos?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta terça-feira a primeira estimativa rápida da evolução do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre do ano. Também o Eurostat apresenta os mesmos números para o agregado da zona euro.

Teodora avalia Orçamento

Um mês depois de o Governo ter apresentado o Orçamento do Estado para 2017 no Parlamento, o Conselho das Finanças Públicas divulga a sua análise da proposta do Executivo. A primeira reação do organismo liderado por Teodora Cardoso ao documento foi positiva: o cenário macroeconómico inscrito é “plausível”.

Juros em stress

Os mercados de dívida continuam stressados com o potencial impacto da política orçamental de Donald Trump na economia. Com isso sobem os juros norte-americanos, alemães, britânicos, espanhóis, italianos, portugueses… No caso de Portugal, yield das obrigações a dez anos permanecia acima da barreira psicológica dos 3,5%. E amanhã há leilão de dívida de curto prazo.

Governador no Parlamento inglês

O canadiano Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra, vai ser ouvido na Comissão do Tesouro do Parlamento britânico, num contexto particularmente sensível na história do Reino Unido, após o referendo de 23 de junho ter atirado a nação para fora da União Europeia.

Alô, Vodafone, como vão as contas?

A época de resultados aproxima-se do fim, mas ainda há algumas grandes empresas que ainda faltam reportar contas. É o caso da operadora de telecomunicações britânica Vodafone, que tem uma forte presença em Portugal. Ponto de interesse? Explicar como vai suportar uma multa de mais de cinco milhões de euros que o regulador britânico aplicou por causa de faturação imprecisa e tratamento inadequado das queixas dos clientes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião