Cenário vermelho na Europa. Galp e BCP pressionam PSI-20

A bolsa nacional está em queda, acompanhando o movimento que se vive nas restantes praças europeias, ainda com os receios da guerra comercial. Por cá, a Galp e o BCP perdem mais de 1%.

A bolsa nacional abriu no vermelho, caminhando para a terceira sessão consecutiva de perdas. Este cenário está em linha com o vivido nas restantes praças europeias, numa altura em que pairam sobre os mercados os efeitos das novas tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos. Em Lisboa, este desempenho é justificado pelo facto de a maioria das cotadas estar em queda, com destaque para a Galp Energia e o BCP, que perdem mais de 1%.

O PSI-20 está a cair 0,99% para 4.872,69 pontos, enquanto no resto da Europa a tendência é semelhante. Os mercados acionistas estão a ser pressionados pelas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo, depois de Donald Trump ter dito que, embora acredite que o acordo com a China deverá acontecer, se não acontecer, haverá mais tarifas. Somado a isto está a notícia da detenção da diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, que enfrenta agora a extradição para os Estados Unidos.

De entre as 18 cotadas nacionais, apenas duas estão inalteradas, enquanto as restantes cotam no vermelho. Nas principais quedas, o destaque vai para os títulos da Galp Energia, que perdem 1,66% para 14,52 euros, numa altura em que o barril de Brent está a cair 0,18% para 61,45 dólares. Isto acontece no dia em que a OPEP vai discutir a extensão do atual acordo de cortes da produção petrolífera para o próximo ano, com o objetivo de diminuir a diferença entre a oferta e a procura, reequilibrando o mercado e causando um aumento gradual dos preços.

A pressionar ainda mais a bolsa nacional estão os títulos do BCP que recuam 1,17% para 0,246 euros.

Ainda nas quedas, destaque para a Altri, que perde 0,16% para 6,09 euros, um dia depois de ter afundado mais de 7% com a perda da Mayoral como acionista. A EDP está a recuar 0,39% para 3,09 euros, depois de a Fitch ter decidido manter a notação atribuída à elétrica liderada por António Mexia em “BBB-“.

(Notícia atualizada às 8h28 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cenário vermelho na Europa. Galp e BCP pressionam PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião