5 coisas que vão marcar o dia

Programa de compras do BCE chega ao fim, tal como a greve dos trabalhadores do Fisco. Brisa divulga troços de estradas que vão sentir aumentos e acaba prazo para pedir reavaliação das casas.

No último dia do ano, terminam o programa de compras do BCE, o prazo para pedir (sem custos) a reavaliação do seu imóvel e a greve dos trabalhadores do Fisco. Esta segunda-feira ficará ainda marcada pelo remate da petição dos trabalhadores dos CTT para que o Estado entre no capital social da empresa e pela divulgação da percentagem de troços de estradas que verão as portagens subir.

BCE acaba com programa de compras

O Banco Central Europeu (BCE) termina, esta segunda-feira, o programa de compra de dívida pública, um plano que já tinha sido anunciado em junho e confirmado a 13 de dezembro, aquando da última reunião do ano do Conselho de Governadores. Em causa estão os estímulos monetários adotados em março de 2015 pela instituição de Mario Draghi para impulsionar o crescimento económico e a inflação na Zona Euro. Em 2019, o BCE pretende iniciar uma “nova fase da política monetária europeia”.

Quer reavaliar a sua casa? Apresse-se

Chega ao fim, esta segunda-feira, o prazo para pedidos de reavaliação sem custos dos imóveis para efeitos do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), nomeadamente no que diz respeito ao valor do patrimonial tributário (VPT). Segundo a Deco, devido à atualização automática do VPT, cerca de quatro milhões de imóveis podem estar a pagar mais do que realmente deviam. O montante de IMI a pagar todos os anos depende do VPT do imóvel, que é calculado pela Autoridade Tributária e Aduaneira, e das taxas fixadas anualmente pelos município.

Aumentos das portagens à vista?

A Brisa Concessão Rodoviária avança, esta segunda-feira, a percentagem de troços de estradas que vão sentir o aumento das portagens, em 2019. De acordo com a inflação registada em outubro (sem inflação), as portagens deverão aumentar 0,88%. Por lei, essa atualização é calculada com base nos dados da taxa de inflação homóloga sem habitação no continente conhecida até 15 de novembro, data até à qual as concessionárias tiveram de apresentar ao Governo as suas propostas de preços.

Trabalhadores dos CTT pedem que Estado entre no capital social

Termina esta segunda-feira o período de recolha de assinaturas da petição lançada por um grupo de trabalhadores da Correios de Portugal (CTT) para que o Estado entre no capital social da empresa. Os trabalhadores consideram que a privatização dos CTT foi um “erro crasso”, que não se resolve apenas com a aplicação de multas pelo regulador, pedindo que o Estado passe a participar no capital social da empresa. Deste modo, foram recolhidas desde o início do mês assinaturas, que deverão chegar à Assembleia da República no início de 2019.

Greve dos trabalhadores do Fisco chega ao fim

Acaba esta segunda-feira a paralisação levada a cabo pelos trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira, desde 26 de dezembro. Esta greve foi motivada pelos atrasos na negociação das carreiras, que já devia ter ficado concluída, mas que se encontra atualmente parada. “Há cerca de um mês e meio que o secretário de Estado [dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes] nos enviou um documento e nós remetemos uma contraproposta”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos. Ao ECO, Paulo Ralha acrescentou ainda que não está previsto um alargamento desta greve, estando estes trabalhadores “à espera” que o Governo apresente um documento que explique as mudanças nas carreiras. “Já estamos em diálogo à demasiado tempo”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião