E vão sete sessões a subir na bolsa de Lisboa. Energéticas dão gás ao PSI-20

Bolsa nacional segue imparável em 2019, acumulando uma valorização de mais de 4% desde o início do ano. Esta terça-feira volta aos ganhos, com ajuda das cotadas da família EDP.

A bolsa de Lisboa continua sem conhecer o sabor das perdas em 2019. O PSI-20 avança pela sétima sessão consecutiva e segue imparável no novo ano. Para o arranque positivo na praça nacional nesta terça-feira contribuem os bons desempenhos do setor energético, com EDP e EDP Renováveis em destaque.

O principal índice português abriu com uma subida de 0,30% para 4.938,76 pontos. Sobe há sete sessões e vai a caminho de igualar o ciclo mais prolongado de ganhos desde o início de junho. Em 2019 já acumula um ganho de mais de 4%, compensando parte das perdas de mais de 10% observadas no ano passado.

São 11 as cotadas que estão a puxar pela bolsa lisboeta nos primeiros minutos. A EDP soma 0,62% para 3,103 euros e a EDP Renováveis ganha 0,38% para 7,85%, apresentando das melhores performances entre as grandes cotadas. Ainda no setor da energia, as ações da REN valorizam 0,31%. Outro bom desempenho que dá suporte a Lisboa vem do BCP, com as ações do banco liderado por Miguel Maya em alta de 0,45% para 0,2481 euros.

Travam uma maior ambição na praça nacional sobretudo a Galp e os CTT, que estão a descer 0,07% e 0,55%, respetivamente.

Lá por fora, os investidores também evidenciam apetite comprador. O índice de referência europeu Stoxx 600 ganha 0,29%. Em Paris e Milão, as principais praças avançam cerca de 0,5%.

“Os índices do Velho Continente negociavam com ganhos contidos. Os investidores irão aguardar pelos desenvolvimentos das negociações entre a China e os EUA“, explicam os analistas do BPI no Diário de Bolsa. “Os primeiros indícios apontam para algum otimismo, como expresso pelo Secretário para o Comércio Wilbur Ross que defendeu que é possível alcançar (não nesta fase) um acordo entre os dois países”, acrescentam.

(Notícia atualizada às 8h26)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E vão sete sessões a subir na bolsa de Lisboa. Energéticas dão gás ao PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião