Sentimento económico e clima de negócios na Zona Euro pioram em dezembro

  • Lusa
  • 8 Janeiro 2019

Na origem destes resultados estará a menor confiança na indústria, serviços e construção, bem como as avaliações dos empresários relativamente às expectativas de produção, encomendas e exportações.

O indicador do sentimento económico recuou marcadamente em dezembro, face a novembro, na Zona Euro (2,2 pontos) e na União Europeia (2,0 pontos), segundo dados divulgados esta terça-feira pela Comissão Europeia.

O indicador mantém desde outubro uma tendência em baixa em ambas as zonas. De acordo com dados da Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, em dezembro, o sentimento económico caiu 2,2 pontos para os 107,3 na Zona Euro e 2,0 pontos para os 107,6 na União Europeia (UE).

Considerando as cinco maiores economias da Zona Euro, o indicador enfraqueceu em todas, com maior grau em Espanha (-3,0 pontos), França (-2,0), Alemanha (-1,9), Itália (-1,4) e, marginalmente, na Holanda (-0,3 pontos). A deterioração do sentimento económico na Zona Euro resultou da menor confiança na indústria, serviços, construção e dos consumidores, tendo melhorado ligeiramente no comércio de retalho.

No que respeita às maiores economias da UE, o sentimento económico manteve-se virtualmente inalterado no Reino Unido (0,1 pontos) e recuou na Polónia (1,2). No conjunto dos 28 Estados-membros, a confiança piorou, em linha com a Zona Euro, nos setores da indústria, serviços, consumidores e construção, tendo também recuado no comércio a retalho.

Clima de negócios piora em dezembro

O principal indicador que mede o clima de negócios na Zona Euro recuou 0,22 pontos em dezembro, face a novembro, fixando-se nos 0,82 pontos, divulgou esta terça-feira a Comissão Europeia.

De acordo com os dados da Direção-geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, esta subida – após ter-se mantido virtualmente inalterado (0,03 pontos positivos) de outubro para novembro – deve-se, sobretudo, à acentuada deterioração das avaliações dos empresários relativamente ao histórico de produção e às expectativas de produção, bem como às carteiras de encomendas e de exportações.

A avaliação sobre a disponibilidade de produtos para entrega também piorou, mas com menor impacto no indicador, segundo Bruxelas que não divulga dados para os 28 Estados-membros sobre o clima de negócios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sentimento económico e clima de negócios na Zona Euro pioram em dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião