5 coisas que vão marcar o dia

Agenda cheia para esta segunda-feira: May apresenta plano B do Brexit, o FMI atualiza outlook económico, há reunião do Eurogrupo e estatísticas das dívidas públicas e défices na Europa.

Agenda cheia para esta segunda-feira. Em Londres, Theresa May apresenta novo plano do Brexit, após o acordo negociado com os parceiros europeus ter chumbado no Parlamento britânico. Antes do encontro de Davos, o Fundo Monetário Internacional (FMI) atualiza as projeções económicas mundiais, quando se prevê um abrandamento na Europa. Em Bruxelas, o Eurogrupo reúne-se para debater políticas económicas para a área do euro. E o Eurostat publica os indicadores da dívida pública e saldos orçamentais.

May apresenta plano B do Brexit

Depois de Westminter ter rejeitado na semana passada o plano de Theresa May sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, a primeira-ministra britânica apresenta uma nova proposta para evitar um Brexit desordenado. May passou o fim de semana em reuniões com membros do seu Executivo, do Parlamento e dos outros partidos para assegurar maior consenso.

Ministros das Finanças do euro reúnem-se

Sob a presidência de Mário Centeno, o Eurogrupo volta a reunir-se esta segunda-feira. O grupo informal dos ministros das Finanças dos membros da moeda única vão debater os projetos de recomendações sobre a política económica da área do euro no âmbito do Semestre Europeu. Entre outros temas, o presidente vai lançar o processo de nomeação de um novo membro do Banco Central Europeu, isto perante o fim do mandato de Peter Praet, no dia 31 de maio.

FMI atualiza perspetivas económicas

Numa altura em que sucedem alertas sobre o abrandamento da economia europeia, e que terá impacto a nível nacional, o FMI atualiza o seu “Outlook Económico Mundial”. O relatório será apresentado pela nova economista-chefe do Fundo, Gita Gopinath.

A tua dívida é maior do que a minha

Quem tem a maior dívida pública na Europa? E o maior défice orçamental? O Eurostat atualiza estes indicadores relativos ao terceiro trimestre de 2018, o que vai permitir comparar a situação portuguesa com a dos seus pares europeus.

Gasóleo sobe um cêntimo. Gasolina não mexe

Os portugueses com carro a gasóleo devem preparar-se para uma nova subida de preços deste combustível. O preço do litro do diesel deve aumentar um cêntimo a partir de segunda-feira. Na gasolina não é esperada qualquer alteração do preço.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião